Assinale a alternativa correta sobre teste de software.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E – A análise de valor limite (Boundary Value Analysis) é uma técnica de projeto de casos de teste que complementa o particionamento de equivalência.
A técnica de Análise de Valor Limite é utilizada para identificar erros nas fronteiras de classes de equivalência. Ela se baseia no pressuposto de que erros tendem a ocorrer nos limites de faixas de entrada e saída. Portanto, ao testar os valores nas bordas dessas faixas, é possível revelar defeitos que não seriam capturados ao somente testar valores dentro das faixas "seguras".
Essa técnica é complementar ao Particionamento de Equivalência, que divide o domínio de entrada de um programa em classes de dados a partir dos quais casos de teste podem ser derivados. Por concentrar-se nos valores que representam as divisões entre as partições, ou seja, os limites, a Análise de Valor Limite serve para aprimorar os testes providos pelo Particionamento de Equivalência, verificando a robustez de um sistema nas extremidades dos intervalos das classes de equivalência.
Desta forma, a alternativa E está correta pois reflete o propósito e a relação entre as duas técnicas de teste de software mencionadas, ressaltando como a Análise de Valor Limite fortalece o processo de teste ao se focar nos pontos onde há maior probabilidade de ocorrência de falhas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A Análise de Valor Limite (Boundary Value Analysis – BVA) é uma técnica de projeto de casos de teste que complementa o particionamento de equivalência; Em vez de selecionar qualquer elemento de uma classe de equivalência, a BVA leva à seleção de casos de teste nas “extremidades” da classe:
1. Use um ou dois casos de testes para cada classe de equivalência;
2. O melhor deles são os valores limites;
3. Incorretas não-igualdades causam falhas apenas nos limites;
4. Programas que falham com valores não-limites normalmente falham com valores limites também;
Se um intervalo é delimitado por a e b, os casos de testes devem ser projetados com valores a e b logo acima e logo abaixo respectivamente
1. Se a faixa de valor de entrada é 1 a 99
2. Se a faixa de valor de entrada e R$ 1 a R$ 99
3. Se o programa espera Maiúscula de A a Z
4. Se o programa desenha linhas com um tamanho definido
5. Se os valores de entrada devem somar 180
6. Se o programa necessita especificar o número de entradas.
Análise de valor limite (Boundary Value Analysis): Investiga a habilidade do programa para manipular dados nos limites aceitáveis. (...) É uma técnica de projeto de casos de teste que complementa o particionamento de equivalência.
(Pressman)
.
.
.
At.te
Foco na missão ❢
e-
A análise de valor limite (Boundary Value Analysis) SEMPRE ACOMPANHA o particionamento de equivalência.
Boundary-value analysis is a software testing technique in which tests are designed to include representatives of boundary values in a range. The idea comes from the boundary. Given that we have a set of test vectors to test the system, a topology can be defined on that set. Those inputs which belong to the same equivalence class as defined by the equivalence partitioning theory would constitute the basis.
https://en.wikipedia.org/wiki/Boundary-value_analysis
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo