Assinale a alternativa que contém afirmação correta, conside...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q492105 Português
                        133. “Não pensar mais em si”

            Seria necessário refletir sobre isso seriamente: por que saltamos à água para socorrer alguém que está se afogando, embora não tenhamos por ele qualquer simpatia particular? Por compaixão: só pensamos no próximo - responde o irrefletido. Por que sentimos a dor e o mal-estar daquele que cospe sangue, embora na realidade não lhe queiramos bem? Por compaixão: nesse momento não pensamos mais em nós - responde o mesmo irrefletido. A verdade é que na compaixão - quero dizer, no que costumamos chamar erradamente compaixão - não pensamos certamente em nós de modo consciente,mas inconscientemente pensamos e pensamos muito, da mesma maneira que, quando escorregamos, executamos inconscientemente os movimentos contrários que restabelecem o equilíbrio, pondo nisso todo o nosso bom senso. O acidente do outro nos toca e faria sentir nossa impotência, talvez nossa covardia, se não o socorrêssemos. Ou então traz consigo mesmo uma diminuição de nossa honra perante os outros ou diante de nós mesmos. Ou ainda vemos nos acidentes e no sofrimento dos outros um aviso do perigo que também nos espia; mesmo que fosse como simples indício da incerteza e da fragilidade humanas que pode produzir em nós um efeito penoso. Rechaçamos esse tipo de miséria e de ofensa e respondemos com um ato de compaixão que pode encerrar uma sutil defesa ou até uma vingança. Podemos imaginar que no fundo é em nós que pensamos, considerando a decisão que tomamos em todos os casos em que podemos evitar o espetáculo daqueles que sofrem, gemem e estão na miséria: decidimos não deixar de evitar, sempre que podemos vir a desempenhar o papel de homens fortes e salvadores, certos da aprovação, sempre que queremos experimentar o inverso de nossa felicidade ou mesmo quando esperamos nos divertir com nosso aborrecimento. Fazemos confusão ao chamar compaixão ao sofrimento que nos causa um tal espetáculo e que pode ser de natureza muito variada, pois em todos os casos é um sofrimento de que está isento aquele que sofre diante de nós: diz-nos respeito a nós tal como o dele diz respeito a ele. Ora, só nos libertamos desse sofrimento pessoal quando nos entregamos a atos de compaixão. [...] 133. “Não pensar mais em si”

NIETZSCHE, Friedrich. Aurora . Trad. Antonio Carlos Braga. São Paulo: Escala, 2007. p. 104-105

Assinale a alternativa que contém afirmação correta, considerando a acentuação das palavras EQUILÍBRIO, INDÍCIO e IMPOTÊNCIA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema da Questão: Ortografia - Acentuação Gráfica

A questão aborda a acentuação de palavras proparoxítonas, que são aquelas cuja sílaba tônica é a antepenúltima. A regra específica da gramática normativa da Língua Portuguesa estabelece que todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.

Alternativa Correta: C - Ainda recebem acento as paroxítonas terminadas em ditongos crescentes.

Essa alternativa está correta porque, além das proparoxítonas, as paroxítonas terminadas em ditongos crescentes também recebem acento gráfico, de acordo com as regras de acentuação da Língua Portuguesa.

Justificativa das Alternativas Incorretas:

A - Não deveriam estar acentuadas, pois, não se acentuam proparoxítonas terminadas em A ou O.

Essa alternativa está incorreta porque todas as proparoxítonas são acentuadas, independentemente de sua terminação.

B - A maioria das proparoxítonas terminadas em A, E e O são acentuadas.

Esta afirmação está incorreta. Não é apenas a maioria, mas todas as proparoxítonas são acentuadas, sem exceção.

D - Todas as palavras de duas ou mais sílabas possuem uma sílaba tônica, sobre a qual recai o acento estilístico.

A alternativa está incorreta porque, embora seja verdade que todas as palavras possuem uma sílaba tônica, a questão não aborda acento estilístico (que é de natureza fonética), mas sim o acento gráfico, que é ortográfico.

E - Os ditongos, sempre que tiverem pronúncia fechada, exigem acentuação da vogal da sílaba anterior.

Esta alternativa está incorreta, pois a acentuação gráfica não depende da abertura ou fechamento dos ditongos, mas sim das regras específicas de acentuação que não incluem essa condição.

Resumo: Para resolver questões de acentuação, lembre-se de que todas as proparoxítonas são acentuadas e que paroxítonas terminadas em ditongos crescentes também recebem acento. Dominar essas regras ajudará a evitar erros comuns em provas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

c) Recebem acento as paroxítonas terminadas em ditongos crescentes.

O que é o acento estilistico? 

GABARITO: LETRA C

ACRESCENTANDO:

Regra de Acentuação para Monossílabas Tônicas:

Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s).

Ex.: má(s), trás, pé(s), mês, só(s), pôs…

Regra de Acentuação para Oxítonas:

Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

Ex.: sofá(s), axé(s), bongô(s), vintém(éns)...

 

Regra de Acentuação para Paroxítonas:

Acentuam-se as terminadas em ditongo crescente ou decrescente (seguido ou não de s), -ão(s) e -ã(s), tritongo e qualquer outra terminação (l, n, um, r, ns, x, i, is, us, ps), exceto as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

Ex.: história, cáries, jóquei(s); órgão(s), órfã, ímãs; águam; fácil, glúten, fórum, caráter, prótons, tórax, júri, lápis, vírus, fórceps.

 

Regra de Acentuação para Proparoxítonas:

Todas são acentuadas .Ex.: álcool, réquiem, máscara, zênite, álibi, plêiade, náufrago, duúnviro, seriíssimo...


Regra de Acentuação para os Hiatos Tônicos (I e U):

Acentuam-se com acento agudo as vogais I e U tônicas (segunda vogal do hiato!), isoladas ou seguidas de S na mesma sílaba, quando formam hiatos.

Ex.: sa-ú-de, sa-í-da, ba-la-ús-tre, fa-ís-ca, ba-ú(s), a-ça-í(s)...

FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo