Para Iamamoto (2008), os (as) assistentes sociais brasileiro...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) INCORRETA. De acordo com Iamamoto (2007, p. 120), “foram as lutas sociais que, rompendo o domínio privado nas relações entre capital e trabalho, extrapolaram a “questão social" para a esfera pública. Elas passam a exigir a interferência do Estado no reconhecimento e a legalização de direitos e deveres dos sujeitos sociais envolvidos, consubstanciados nas políticas e serviços sociais, mediações fundamentais para o trabalho da/o assistente social".
B) INCORRETA. De acordo com Iamamoto (2007, p. 120), “pensar a “questão social" nas particularidades brasileiras supõe reconhecer que a transição do capitalismo competitivo ao monopolista no Brasil não foi presidida por uma burguesia com forte orientação democrática e nacionalista voltada à construção de um desenvolvimento capitalista interno autônomo".
C) CORRETA. Para Iamamoto (2007, p. 119), “a “questão social" é indissociável da sociabilidade capitalista fundada na exploração do trabalho, que a reproduz ampliadamente. Ela envolve uma arena de lutas políticas e culturais contra as desigualdades socialmente produzidas. Suas expressões condensam múltiplas desigualdades, mediadas por disparidades nas relações de gênero, características étnico-raciais e formações regionais, colocando em causa amplos segmentos da sociedade civil no acesso aos bens da civilização. [...]".
D) INCORRETA. De acordo com Iamamoto (2007, p. 118), “a mundialização do capital tem profundas repercussões na órbita das políticas públicas, com suas conhecidas diretrizes de focalização, descentralização, desfinanciamento e regressão do legado dos direitos do trabalho".
E) INCORRETA. De acordo com Iamamoto (2007, p. 120), “Os traços elitistas e antipopulares da transformação política e da modernização econômica no país se expressam na conciliação entre as frações das classes dominantes com a exclusão das forças populares, no recurso frequente aos aparelhos repressivos e à intervenção econômica do Estado a favor dos interesses dominantes".
Gabarito da professora: C
Referência Bibliográfica
IAMAMOTO, Marilda Villela. Mundialização do capital, “questão social" e Serviço Social no Brasil. Revista em Pauta. Revista da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Texto-base da conferência proferida no 12º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais: A questão social na América Latina: ofensiva capitalista, resistência de classe e Serviço Social. Foz de Iguaçu, Paraná, Brasil, 2007.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) Foram as lutas sociais que, rompendo o domínio privado nas relações entre capital e trabalho, extrapolaram a Questão Social para a esfera pública.
b) Pensar a “questão social” nas particularidades brasileiras supõe reconhecer que a transição do capitalismo competitivo ao monopolista no Brasil não foi presidida por uma burguesia com forte orientação democrática e nacionalista voltada à construção de um desenvolvimento capitalista interno autônomo.
c) correta.
d) A mundialização do capital tem profundas repercussões na órbita das políticas públicas, em suas conhecidas diretrizes de focalização, descentralização, desfinanciamento e regressão do legado dos direitos do trabalho.
e) Os traços elitistas e antipopulares da transformação política e da modernização econômica no país se expressam na conciliação entre as frações das classes dominantes com a exclusão das forças populares, no recurso freqüente aos aparelhos repressivos e à intervenção econômica do Estado a favor dos interesses dominantes (COUTINHO, 2000).
FONTE: https://www.abepss.org.br/arquivos/anexos/o-servico-social-na-cena-contemporanea-201608060403123057450.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo