No Brasil, os dados são ainda inconsistentes, mas acidentes ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1244280 Segurança e Saúde no Trabalho
No Brasil, os dados são ainda inconsistentes, mas acidentes e doenças do trabalho impactam diretamente na vida dos brasileiros. Para o empregador, compreende perda de produtividade, aumento de absenteísmo (faltas), ações judiciais, perdas financeiras e perda de imagem. Para o trabalhador significa perda da saúde (e até da vida), de convívio social e familiar e de renda. Para o País resulta em aumento de gastos públicos, que impacta a todos, e perda de competitividade internacional. Essas perdas decorrentes de acidentes e doenças do trabalho são estimadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 4% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, o que pode ultrapassar a cifra de R$ 200 bilhões de reais anualmente no Brasil. ( B R A S I L . A D O E C I M E N T O O C U P A C I O N A L : U M M A L I N V I S Í V E L E S I L E N C I O S O . D i s p o n í v e l e m : https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Cartilhas/Cartilha-doencas-ocupacionais.pdf/acesso em 20 de agosto de 2019).
Analise as proposições abaixo e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas, tendo como parâmetro o “adoecimento ocupacional”.
( ) O adoecimento ocupacional trata-se de qualquer alteração biopsicossocial, seja biológica ou funcional (física ou mental) que ocorre em uma pessoa em decorrência do trabalho. ( ) O adoecimento ocupacional acontece quando o local de trabalho apresenta riscos que afetam a saúde do trabalhador podendo se apresentar sob formas de poeiras, ruídos, calor, bactérias, produtos químicos e muitas outras fontes. ( ) Há riscos provenientes da organização do trabalho, que podem causar doenças osteomusculares (como, por exemplo, dores nas costas, ou mesmo LER - Lesões por Esforços Repetitivos) e transtornos mentais. ( ) Há um agravante relacionado às doenças ocupacionais, uma vez que muitas doenças somente se manifestam ao longo do tempo, às vezes bem depois do término do contrato do trabalho, dificultando a identificação das causas. Como exemplo, tem-se um pedreiro, ou cortador de pedras ornamentais, que fica exposto à poeira de sílica, podendo apresentar sintomas da doença até 30 anos após essa exposição.
Analise a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - F, V, V e V.

A questão aborda o tema do adoecimento ocupacional, um assunto fundamental na área de Segurança e Saúde no Trabalho. Entender esse conceito é essencial para identificar as consequências que os ambientes de trabalho podem ter sobre a saúde dos trabalhadores.

Vamos analisar cada proposição:

1. "O adoecimento ocupacional trata-se de qualquer alteração biopsicossocial, seja biológica ou funcional (física ou mental) que ocorre em uma pessoa em decorrência do trabalho." - Essa afirmação é falsa na alternativa correta. Embora descreva bem o que é o adoecimento ocupacional, a questão pedia a sequência correta e esta proposição foi marcada como falsa na sequência da alternativa E.

2. "O adoecimento ocupacional acontece quando o local de trabalho apresenta riscos que afetam a saúde do trabalhador, podendo se apresentar sob formas de poeiras, ruídos, calor, bactérias, produtos químicos e muitas outras fontes." - Essa proposição é verdadeira. Ela descreve os diversos riscos físicos, químicos e biológicos que podem estar presentes no ambiente de trabalho e causar adoecimento.

3. "Há riscos provenientes da organização do trabalho, que podem causar doenças osteomusculares (como, por exemplo, dores nas costas, ou mesmo LER - Lesões por Esforços Repetitivos) e transtornos mentais." - Esta afirmação é verdadeira. Ela menciona riscos ergonômicos e psicossociais, que são causas comuns de doenças ocupacionais.

4. "Há um agravante relacionado às doenças ocupacionais, uma vez que muitas doenças somente se manifestam ao longo do tempo, às vezes bem depois do término do contrato do trabalho, dificultando a identificação das causas. Como exemplo, tem-se um pedreiro, ou cortador de pedras ornamentais, que fica exposto à poeira de sílica, podendo apresentar sintomas da doença até 30 anos após essa exposição." - Esta afirmação é verdadeira. Ela ressalta o fato de que algumas doenças ocupacionais têm longo período de latência, como a silicose, que pode se manifestar muitos anos após a exposição.

Conclusão: A alternativa correta é a E, que apresenta a sequência: F, V, V e V. As três últimas proposições são verdadeiras ao descrever corretamente os riscos e características dos adoecimentos ocupacionais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. E

A primeira alternativa está errada, pois adoecimento ocupacional não se trata de alteração biopsicossocial, tão somente biológica ou funcional (física ou mental).

Biopsicossocial engloba o aspecto social, ou seja, como os fatores culturais, socioeconômicos e interrelacionais podem afetar a saúde.

Estaria correta dessa forma: "É qualquer alteração biológica ou funcional (física ou mental) que ocorre em uma pessoa em decorrência do trabalho."

FONTE: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/assuntos/inspecao-do-trabalho/escola/e-biblioteca/cartilha-adoecimento-ocupacional-um-mal-invisivel-e-silencioso.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo