Os aeronautas, ao cruzarem vários fusos horários, sofrem um ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é E - errado.
Para entender por que a alternativa está errada, precisamos explorar o conceito de "desajuste temporal" que os aeronautas experimentam ao cruzar vários fusos horários. Essa condição é comumente conhecida como "jet lag", que ocorre devido à diferença entre o relógio biológico interno de uma pessoa e o horário local do destino para onde ela viaja.
O enunciado da questão afirma que a velocidade normal de sincronização diária é de 1 a 3 horas. No entanto, esse ajuste pode ser mais complexo e demorar mais do que o indicado. Na realidade, a sincronização completa dos ritmos circadianos ao novo fuso horário pode levar vários dias, dependendo de quantos fusos horários foram cruzados. Geralmente, estima-se que o corpo leva cerca de um dia para se ajustar a cada fuso horário atravessado, o que pode ser bem mais lento do que o mencionado na questão.
A questão aborda conhecimentos relacionados à Segurança e Saúde no Trabalho, mais especificamente aos desafios enfrentados por trabalhadores que necessitam operar em horários variados e atravessar fusos horários, como os aeronautas. Este é um aspecto importante no planejamento de escalas de trabalho e no cuidado com a saúde física e mental dos trabalhadores, considerando os possíveis efeitos do desajuste temporal.
Portanto, a afirmação está errada ao subestimar o tempo necessário para a sincronização dos ritmos circadianos, demonstrando uma compreensão imprecisa do fenômeno do "jet lag".
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo