Para Netto (2022), a humanidade não está irremissivelmente c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2170863 Serviço Social
Para Netto (2022), a humanidade não está irremissivelmente condenada a sucumbir à barbárie. Ela pode superar a barbárie e dispõe de uma única via nesse sentido: a superação das formas de sociabilidade fundadas no modo de produção capitalista, a ultrapassagem das organizações societárias assentadas na propriedade privada dos meios fundamentais de produção e na decisão privada da alocação do excedente econômico. Sobre a temática, assinale a alternativa correta. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos às alternativas:

A) INCORRETA. De acordo com Netto (2013), “de fato, inexiste qualquer nova “questão social". O que se deve investigar, para além da permanência de manifestações “tradicionais" da “questão social", é a emergência de novas expressões da “questão social" que é insuprimível sem a supressão da ordem do capital".


B) CORRETA. De acordo com Netto (2013), “[...] E mesmo que não se afirmem completamente, é fato que, também no Brasil, o minimalismo assistencialista dá o braço à repressão extraeconômica às camadas pauperizadas".


C) INCORRETA. De acordo com Netto (2013), “se a barbárie é a perspectiva real e imediata, o socialismo é uma alternativa possível – e o possível é também constitutivo do real, tem raízes na realidade".


D) INCORRETA. De acordo com Netto (2013), “consciência política, porém, não é o mesmo que consciência teórica – e o movimento dos trabalhadores tardaria ainda alguns anos a encontrar os instrumentos teóricos e metodológicos para apreender a gênese, a constituição e os processos de reprodução da “questão social"".


E) INCORRETA. De acordo com Netto (2013), “a “desregulamentação" e a “flexibilização" que o capital vem implementando hipertrofiam as atividades de natureza financeira (resultado seja da superacumulação, seja da especulação desenfreada), cada vez mais autonomizadas de controles estatais nacionais e dotadas, graças às tecnologias da comunicação, de extraordinária mobilidade espaço-temporal".


Gabarito da professora: B



Referência Bibliográfica

NETTO, José Paulo. Uma face contemporânea da barbárie. Artigo baseado na comunicação apresentada na sessão temática “O agravamento da crise estrutural do capitalismo: o socialismo como alternativa à barbárie" do III Encontro Internacional Civilização ou Barbárie. 2013.



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Acertei por eliminação, mas gostaria que a questão fosse comentada.

B - Gabarito correto

Essa questão é sobre o conteúdo do artigo do prof. José Paulo Netto, "Uma face contemporânea da barbárie", do ano de 2013, encontrado neste link: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/novosrumos/article/view/3436/2657.

O enunciado trata da superação da barbárie através do socialismo, e a resposta da questão (letra b) não tem relação direta com essa temática, mas é a única questão cujo conteúdo é tratado no mesmo artigo.

No artigo, quando ele diz que "No Brasil, o minimalismo assistencialista dá o braço à repressão extraeconômica às camadas pauperizadas", o autor argumenta que a face mais evidente da barbárie contemporânea é a articulação da repressão aos pobres com a minimização dos programas de combate à pobreza.

Ou seja, chutou, e quer saber porque acertou! kkkkkkkkkkk

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo