Mas pensar não é apenas a ameaça de enfrentar a alma no espe...
As questões desta prova foram elaboradas a partir do texto ‘Para que a existência valha a pena...’, de Lya Luft, o qual foi utilizado em fragmentos por ordem de ocorrência. (Retirado de https://www.viva50.com.br/para-que-a-existencia-valha-a-pena-texto-de-lya-luft/ - com adaptações).
Mas pensar não é apenas a ameaça de enfrentar a alma no espelho: é sair para as varandas de si mesmo e olhar em torno, e quem sabe finalmente respirar.
Compreender: somos inquilinos de algo bem maior do que o nosso pequeno segredo individual. É o poderoso ciclo da existência. Nele todos os desastres e toda a beleza têm significado como fases de um processo.
Avalie as seguintes afirmações sobre o fragmento acima:
I. O sujeito da forma verbal ‘é’, em suas duas ocorrências, é determinado; o primeiro é representado por um verbo substantivado; o segundo, é implícito (ou elíptico), visto que não está expresso, mas se deduz no contexto.
II. A substituição de ‘somos’ por ‘sou’ implicaria a alteração de outros três vocábulos, a fim de manter a correção gramatical do período.
III. O verbo ‘ter’, flexionado no período, tem acento circunflexo em virtude do tipo de sujeito que o rege.
Quais estão corretas?