Qual das seguintes palavras extraídas do texto NÃO existiria...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1169827 Português

Texto especialmente adaptado para esta prova. Disponível em: https://www.contioutra.com/pessoassaudaveis-nao-saem-por-ai-ferindo-as-outras/. Acesso em 06 mai. 2019.

Qual das seguintes palavras extraídas do texto NÃO existiria na língua portuguesa caso houvesse a supressão de seu acento?
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Vitima = Ação de vitimar

Proposito = Ato de propositar

Facil = Não existe

remedio = Remediar

Magoa= magoar

era só perceber que todos os substantivos poderiam virar verbos, menos o adjetivo fácil.

Bom... aqui surge uma dúvida clara entre as alternativas C e D, vejam: o verbo remediar é irregular, sendo a 1° pessoa do singular do modo indicativo eu remedeio e não remedio, correto?

--------------------------

Justificativa da banca:

QUESTÃO: 04 - MANTIDA alternativa 'C'. Caso fosse suprimido o acento, a única palavra que deixaria de existir na língua portuguesa seria "fácil", estando correta a alternativa E. Lembrando que "vitima" representa a forma verbal na terceira pessoa do singular do presente do modo indicativo do verbo "vitimar"; "proposito" constitui a forma verbal na primeira pessoa do singular do presente do modo indicativo do verbo "propositar"; "remedio" corresponde à forma verbal na primeira pessoa do singular do presente do modo indicativo do verbo "remediar"; "magoa" é a forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do modo indicativo do verbo "magoar".

--------------------------

PESTANA:

"Importante! No presente do indicativo e do subjuntivo dos verbos Mediar, Ansiar, Remediar, Incendiar/Intermediar e Odiar (MARIO), a conjugação se dá com uma ditongação através da letra E antes do I em todas as formas, exceto na 1a e na 2a pessoa do plural.

Veja na prática: Eu odeio, Tu odeias, Ele odeia, Nós odiamos, Vós odiais, Eles odeiam (presente do indicativo). Que... eu odeie, tu odeies, ele odeie, nós odiemos, vós odieis, eles odeiem (presente do subjuntivo). No imperativo afirmativo

e no negativo, respectivamente: odeia (tu), odeie (você), odiemos (nós), odiai (vós), odeiem (vocês); não odeies (tu), não odeie (você), não odiemos (nós), não odieis (vós), não odeiem (vocês).

Sempre que for conjugar os verbos mediar, ansiar, remediar, incendiar/intermediar, siga o modelo do verbo odiar. A Conjugação é igual! Exemplo: se “Eu odeio”, “Eu medeio”; se “Tu odeias”, “Tu intermedeias”... e por aí vai! Fica a dica, hein!"

Alguém?

Remedio?????????????????????????????????????????????????????????????????? mesma coisa que eu falar eu odio. Eu remeDEIO. A banca não sabe conjugar verbos irregulares e quer fazer questões assim

Minhas sinceras desculpas a todos, mas a palavra "remedio" não existe! Faz o teste, escreve ela aí no word.

https://www.conjugacao.com.br/verbo-remediar/

1°p.s. presente do indicativo é REMEDEIO.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo