Em relação às malformações vasculares encefálicas, assinale ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2013 - EBSERH - Médico neurocirurgião |
Q2884209 Medicina

Em relação às malformações vasculares encefálicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A ALTERNATIVA CORRETA É: A - O angioma cavernoso não é visível pela arteriografia cerebral, sendo diagnosticado através da ressonância magnética, principalmente na sequência em FLAIR.

JUSTIFICATIVA

O angioma cavernoso é uma malformação vascular benigna que consiste em um agrupamento de vasos dilatados e tortuosos. Ele não é visível na arteriografia cerebral, porque a malformação não possui fluxo sanguíneo suficientemente rápido para ser detectado por esse exame. O diagnóstico é feito principalmente pela ressonância magnética (RM), sendo a sequência mais sensível para sua visualização a sequência T2 ponderada, onde ele aparece com um padrão característico, e também pode ser visualizado na sequência FLAIR.

ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS INCORRETAS

[B] O angioma venoso também chamado de “cabeça de medusa” caracteriza-se por um conjunto de veias malformadas drenando para uma única veia coletora. Não é visível na angiografia digital, sendo diagnóstica apenas pela ressonância magnética.

Essa alternativa está incorreta. O angioma venoso pode ser visualizado na angiografia digital e também na ressonância magnética. Não é exclusivamente diagnóstico pela RM, como sugerido na alternativa.

[C] A fístula pial é uma malformação arteriovenosa cortical que acomete principalmente mulheres jovens usuárias de contraceptivo oral à base de progesterona.

Essa alternativa está incorreta. A fístula pial é uma malformação arteriovenosa cortical, mas sua associação com o uso de contraceptivo oral à base de progesterona não é uma característica conhecida. Ela pode ocorrer em qualquer paciente jovem, independentemente do sexo ou uso de contraceptivos.

[D] A malformação artério venosa caracteriza-se pela presença de nidus e fístulas diretas, sendo a principal causa de AVC hemorrágico em jovem. Sua localização mais comum é no lóbulo frontal.

Embora a descrição da MAV esteja correta, a localização mais comum dessa malformação não é no lóbulos frontais, mas em áreas como o lóbulos temporais e parietais. A descrição da MAV como principal causa de AVC hemorrágico em jovens está correta, mas a localização precisa não corresponde ao enunciado.

EM RESUMO

O angioma cavernoso é uma malformação benigna detectada principalmente por ressonância magnética. Ele é caracterizado pela ausência de fluxo sanguíneo visível na arteriografia cerebral.

PONTOS CHAVE

♦ O angioma cavernoso não é visível em arteriografia cerebral e é melhor diagnosticado por ressonância magnética.

♦ A sequência FLAIR da RM pode ser útil na visualização do angioma cavernoso.

♦ A fístula pial não está associada ao uso de contraceptivos à base de progesterona.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo