A Norma regulamentadora (NR) 32 tem por finalidade estabele...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2522398 Segurança e Saúde no Trabalho
A Norma regulamentadora (NR) 32 tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

De acordo com o item “vacinação dos trabalhadores” é correto afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E

A questão aborda a Norma Regulamentadora 32 (NR-32), que estabelece diretrizes para a segurança e saúde dos trabalhadores em serviços de saúde. O foco específico aqui é o item "vacinação dos trabalhadores", que faz parte das medidas de proteção estabelecidas pela norma.

A alternativa E - indica que o empregador deve assegurar que os trabalhadores sejam informados das vantagens e dos efeitos colaterais, assim como dos riscos decorrentes da falta ou recusa de vacinação. Essa é a resposta correta, pois está de acordo com as diretrizes da NR-32, que enfatizam a importância da informação e conscientização dos trabalhadores sobre as imunizações necessárias.

Justificativas para as alternativas incorretas:

A - A afirmação incorreta é que todos os trabalhadores devem receber imunização contra "hepatite B e C". Na verdade, a NR-32 especifica imunização para hepatite B, mas não prevê obrigatoriedade de vacina contra hepatite C, pois ainda não há vacina disponível para esta.

B - A opção está errada porque sugere que as vacinas devem ser fornecidas "com custo de acordo com a tabela local", enquanto a NR-32 prevê que as vacinas devem ser fornecidas gratuitamente pelo empregador.

C - Esta alternativa está incorreta porque menciona a NR-17, que trata de ergonomia, não se relacionando diretamente com a vacinação de trabalhadores, que deve ser registrada conforme os protocolos da NR-32.

D - A opção é errônea ao afirmar que o controle da eficácia da vacinação deve ser feito "somente quando houver necessidade de dose de reforço". De acordo com a NR-32, o controle deve ser contínuo, independentemente de reforços.

Com essa explicação, espero que tenha ficado mais claro como interpretar e responder questões sobre a NR-32 em provas de concursos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

AFT 2024

Questão E

a) 32.2.4.17.1 A todo trabalhador dos serviços de saúde deve ser fornecido, gratuitamente, programa de imunização ativa contra tétano, difteria, hepatite B e os estabelecidos no PCMSO.

b) 32.2.4.17.2 Sempre que houver vacinas eficazes contra outros agentes biológicos a que os trabalhadores estão, ou poderão estar, expostos, o empregador deve fornecê-las gratuitamente.

c) 32.2.4.17.6 A vacinação deve ser registrada no prontuário clinico individual do trabalhador, previsto na NR 7.

d) 32.2.4.17.4 O empregador deve fazer o controle da eficácia da vacinação sempre que for recomendado pelo Ministério da Saúde e seus órgãos e providenciar, se necessário, seu reforço.

e) 32.2.4.17.5 O empregador deve assegurar que os trabalhadores sejam informados das vantagens e dos efeitos colaterais, assim como, dos riscos a que estarão expostos por falta ou recusa de vacinação, devendo, nestes casos, guardar documento comprobatório e mantê-lo disponível à inspeção do trabalho.

Gabarito: E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo