De acordo com Lima, 2005, “Orser (Funari, 1999), numa perspe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: FUNCAB Órgão: SEMARH-GO
Q1197022 Sociologia
De acordo com Lima, 2005, “Orser (Funari, 1999), numa perspectiva marxista e anticapitalista, não consegue dissociar a Arqueologia Histórica do capitalismo, definindo-a partir de quatro conceitos-chave”:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá, aluno(a)! Vamos analisar a questão e entender melhor o tema, justificando tanto a alternativa correta quanto as incorretas.

A alternativa correta é: A - colonialismo global, eurocentrismo, capitalismo e modernidade.

Para entender por que essa alternativa está correta, precisamos considerar a perspectiva marxista e anticapitalista de Orser discutida por Funari. Nesta visão, a Arqueologia Histórica não pode ser dissociada do capitalismo e é definida a partir de conceitos que exploram as dinâmicas de poder e desigualdade resultantes dos processos históricos do capitalismo.

Colonialismo global: Refere-se ao processo de dominação e exploração de territórios e povos por potências europeias, o que é um componente central na formação do capitalismo global.

Eurocentrismo: Envolve a centralidade da Europa na história mundial e na interpretação histórica, frequentemente desconsiderando outras culturas e perspectivas.

Capitalismo: É o sistema econômico dominante que moldou e continua a influenciar as estruturas sociais e econômicas desde a era moderna.

Modernidade: Refere-se às mudanças culturais, econômicas e sociais que acompanharam o desenvolvimento do capitalismo, incluindo a industrialização e a urbanização.

Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:

B - conquista das Américas, antropocentrismo, economia sustentável e progresso.

Embora a conquista das Américas e o antropocentrismo possam estar relacionados ao colonialismo e ao eurocentrismo, esta alternativa inclui conceitos como economia sustentável e progresso, que não se alinham diretamente à perspectiva marxista e anticapitalista de Orser.

C - expansão marítima, comércio globalizado, empreendedorismo e contemporaneidade.

A expansão marítima e o comércio globalizado são relevantes, mas empreendedorismo e contemporaneidade não são conceitos-chave na definição marxista e anticapitalista de Arqueologia Histórica.

D - rotas comerciais, anexação de território, motivação e conquista.

Embora rotas comerciais e anexação de território se relacionem ao colonialismo, motivação e conquista são termos mais vagos e não capturam a complexidade dos conceitos de capitalismo e modernidade discutidos por Orser.

E - dissociação de classes, conquistas, expansão e territorialidade.

A dissociação de classes poderia ser relevante em discussões marxistas, mas os termos conquistas, expansão e territorialidade não compõem um conjunto coeso de conceitos-chave específicos ao capitalismo e à modernidade na visão de Orser.

Espero que esta explicação tenha ajudado a entender melhor a questão! Se precisar de mais esclarecimentos, estou à disposição.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo