O luminol é uma substância cuja...
O luminol é uma substância cuja quimiluminescência é empregada em química forense para a detecção de vestígios de sangue e cuja fórmula estrutural foi apresentada. Na presença de água oxigenada, uma base adicionada ao luminol é capaz de produzir um intermediário que reage imediatamente com a água oxigenada até a formação de uma espécie excitada. Esta última, por sua vez, decai e emite um fóton de luz ( λmáx ~ 430-500 nm). Logo, os “papéis” do sangue, da base e da água oxigenada no mecanismo de quimiluminescência do luminol são, respectivamente:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (7)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Letra B
A solução de luminol utilizada na vida real contém também uma base forte, como NaOH e água oxigenada (H2O2). Essas 3 substâncias juntas reagem, formando o ânion de um composto chamado 3- aminoftalato que emite luz naturalmente, no entanto a reação só é forte o suficiente se for catalisada por um metal, no caso, os átomos de ferro encontrados nas proteínas do sangue, daí a identificação de manchas de sangue.
A luz é emitida porque o 3-aminoftalato é produzido inicialmente num estado excitado, ou seja, por algum motivo estrutural seus elétrons armazenam energia além do natural. A tendência é o composto eliminar a energia sobressalente movimentando seus elétrons para camadas mais internas, ocorre que a cada mudança de orbital um fóton (uma partícula de energia) é liberado até que o composto se estabilize. Cada fóton de cada elétron excitado de cada molécula de 3-aminoftalato, em conjunto, formam uma onda com um comprimento aproximado de 430 nm que aos nossos olhos é de um brilho azulado.
Ambos peróxido e base já se encontram na solução comercialmente utilizada, mas a reação só ocorre da forma esperada quando catalisada por outras substâncias específicas, no caso das ciências forenses, o principal reativo é o grupo heme do sangue que contém ferro (ALBERTIN, 1998).
O grupo OH- da base retira H do grupo NH-NH e a agua oxigenada oxide o composto, abrindo a cadeia e liberando N2.
Prof. Wagner Bertolini
Só pra lembrar: a hemoglobina é o catalizador!!! Ela possui atividade de peroxidase, ou seja, na presença de hemoglobina, o agente redutor (ex: fenolftaleina, benzidina ou verde malaquita) se oxida reduzindo o H2O2 (peróxido de hidrogênio) e liberando radicais hidroxila.
Logo,
A hemoglobina cataliza;
A base é o agente redutor;
A água oxigenada é o agente oxidante;
Gab. B
Na reação do LUMINOL + SANGUE, temos o seguinte:
SANGUE ---> CATALISADOR (Fe)
PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO (H2O2) ---> AGENTE OXIDANTE
LUMINOL ---> SUBSTRATO
HIDRÓXIDO DE SÓDIO --> MEIO BÁSICO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo