De acordo com a Resolução CFC nº 1.282/2010, a atualização ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q709411 Contabilidade Geral
De acordo com a Resolução CFC nº 1.282/2010, a atualização monetária permite que os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional sejam reconhecidos nos registros contábeis mediante o ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais.
Sobre as resultantes da adoção da atualização monetária, analise as afirmativas a seguir.
I. A moeda representa unidade constante em termos do poder aquisitivo.
II. A avaliação do patrimônio, para manter os valores das transações originais, necessita atualizar sua expressão formal em moeda nacional, a fim de que os valores dos componentes patrimoniais e, por consequência, o do Patrimônio Líquido permaneçam corretos.
III. A atualização monetária representa o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante a aplicação de indexadores aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado período.
Está correto o que se afirma em
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito Letra D

Resolução 774 CFC

Art. 7 § 2º. São resultantes da adoção da atualização monetária:

I – a moeda, embora aceita universalmente como medida de valor, não representa unidade constante em termos do poder aquisitivo; (item I - ERRADO)
II – para que a avaliação do patrimônio possa manter os valores das transações originais, é necessário atualizar sua expressão formal em moeda nacional, a fim de que permaneçam substantivamente corretos os valores dos componentes patrimoniais e, por consequência, o do Patrimônio Líquido; e (item II - CERTO)
III – a atualização monetária não representa nova avaliação, mas tão somente o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante a aplicação de indexadores ou outros elementos aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado período (item III - CERTO)

bons estudos

d

II e III, apenas.

Comentario prof. Priscila no Tec:

Questão bem na literalidade da Resolução CFC nº 1.282/2010 que trouxe novos comando e reformulou alguns conceitos, dentre eles o da atualização monetária. Antes dessa Resolução, a atualização monetária era um Princípio da Contabilidade. Hoje, a atualização monetária passou a ser um fator de mudança ao valor registrado pelo Custo Histórico com o objetivo de registrar os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda ao longo do tempo.

Vamos às afirmações da questão:

AFIRMAÇÃO: I. A moeda representa unidade constante em termos do poder aquisitivo.

INCORRETO. Pense o seguinte: R$ 100,00 em 2017 consegue compra as mesmas coisas que comprava em 2010 ??? Claro que não. A inflação tem efeito sobre a moeda de forma que, apesar de continuarmos utilizando a mesma moeda (Real), ela não é constante ao logo do tempo em termos de poder aquisitivo.

O artigo 7º, § 2º da Res. CFC 1.282/10 diz justamente o contrário:

"I – a moeda, embora aceita universalmente como medida de valor, NÃO representa unidade constante em termos do poder aquisitivo"

AFIRMAÇÃO: II. A avaliação do patrimônio, para manter os valores das transações originais, necessita atualizar sua expressão formal em moeda nacional, a fim de que os valores dos componentes patrimoniais e, por consequência, o do Patrimônio Líquido permaneçam corretos.

CORRETO. É exatamente o que diz o Item II do artigo 7º, § 2º da Res. CFC 1.282/10:

"II – para que a avaliação do patrimônio possa manter os valores das transações originais, é necessário atualizar sua expressão formal em moeda nacional, a fim de que permaneçam substantivamente corretos os valores dos componentes patrimoniais e, por consequência, o do Patrimônio Líquido;"

AFIRMAÇÃO: III. A atualização monetária representa o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante a aplicação de indexadores aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado período.

CORRETO. Mais uma vez temos a literalidade do do artigo 7º, § 2º da Res. CFC 1.282/10:

"III – a atualização monetária não representa nova avaliação, mas tão somente o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante a aplicação de indexadores ou outros elementos aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado período.”

Aqui reforço que a atualização monetária não pode ser considerada uma base de avaliação de um item patrimonial, mas tão somente uma ferramenta para manter o valor atualizado tendo em vista as variações no poder aquisitivo da moeda.

Item I ERRADO

Itens II e III CORRETOS

GABARITO, LETRA D.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo