O câncer é um dos maiores desafios de saúde pública global, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2454034 Educação Física
O câncer é um dos maiores desafios de saúde pública global, sendo uma das principais causas de morte e uma das barreiras para o aumento da expectativa de vida em todo o mundo. Em muitos países, é a primeira ou a segunda causa de morte prematura antes dos 70 anos. Além disso, é previsto que o número de casos de câncer aumente nos próximos 50 anos, devido ao envelhecimento, ao crescimento populacional e às mudanças no estilo de vida, podendo dobrar até 2070. Os maiores aumentos ocorrerão em países com baixo ou médio índice de desenvolvimento humano. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima mais de 704 mil casos novos de câncer por ano para o triênio 2023-2025. Em paralelo, o câncer é a segunda causa mais frequente de morte no país, com aproximadamente 225 mil mortes por ano. Neste contexto, a prática de atividades físicas/exercícios físicos é reconhecida como estratégia não apenas para a prevenção, mas como terapia adjuvante durante o tratamento do câncer. Em 2023, a Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde e a Sociedade Brasileira de Oncologia apresentaram um documento intitulado Recomendações de atividade física durante e após tratamento oncológico. Além de recomendações para a prática de atividade física, há alguns cuidados, considerações, motivos para interromper a prática e contraindicações da atividade física/exercício físico, conforme as informações apresentadas a seguir.

I – É muito importante que pessoas que têm ou tiveram câncer conversem e tenham o apoio da sua equipe médica antes de praticar atividades físicas/exercícios físicos. Essa prática deve fazer parte do plano de cuidado/tratamento. Apesar de importante, o consentimento médico não é obrigatório e não pode ser uma barreira para a prática de atividades físicas/exercícios físicos.


II – É importante iniciar ou continuar com a prática de atividades físicas/exercícios físicos após o diagnóstico da doença, tão logo seja possível. Isso pode atenuar diversos efeitos colaterais e morbidades decorrentes do câncer e de seu tratamento.


III – Apesar dos baixos benefícios, o início deve considerar o interesse, a disponibilidade e a saúde física da pessoa que tem ou teve câncer; a falta de sensibilidade a esse contexto pode aumentar o interesse e a adesão à prática de atividades físicas/exercícios físicos.


IV – Pessoas que têm ou tiveram câncer e que realizam exercício físico supervisionado por profissionais de saúde têm menor aderência e piores resultados quando comparadas àquelas que fazem exercícios autocontrolados (com supervisão de um profissional).


V – Quando não for possível se envolver em um programa de exercícios físicos supervisionados, pessoas que têm ou tiveram câncer devem se manter inativas. Praticar alguma atividade física, mesmo que não atinja o tempo recomendado e sem supervisão, pode aumentar o risco de mortalidade geral e específica por câncer, além de trazer outros malefícios para a saúde.


Após analisar as afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA. 

Alternativas