Um paciente de 45 anos de idade é diagnosticado com um tumo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2541326 Medicina
Um paciente de 45 anos de idade é diagnosticado com um tumor ósseo após uma série de exames de imagem. O médico ortopedista decide solicitar alguns testes adicionais para ajudar no acompanhamento da progressão do tumor e no planejamento do tratamento.
Qual dos seguintes marcadores tumorais específicos é mais comumente associado a tumores ósseos e pode ser útil nesse cenário?
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão envolve a identificação do marcador tumoral específico que é mais comumente associado a tumores ósseos, o que é crucial para o acompanhamento e planejamento do tratamento do paciente. As opções fornecidas incluem vários marcadores tumorais, cada um associado a diferentes tipos de câncer. O CEA (Antígeno Carcinoembrionário) é geralmente associado a cânceres gastrointestinais, o CA-125 (Antígeno Carbohidratado 125) é comumente ligado ao câncer de ovário, a AFP (Alfafetoproteína) está associada a cânceres hepáticos e de células germinativas, e o PSA (Antígeno Prostático Específico) é específico para o câncer de próstata. A Fosfatase Alcalina (ALP), por outro lado, é um marcador que pode estar elevado em várias condições, incluindo doenças ósseas e hepáticas. No contexto de tumores ósseos, a ALP é particularmente relevante porque sua elevação pode indicar aumento da atividade osteoblástica, que é comum em doenças ósseas metastáticas ou em alguns tumores ósseos primários. Portanto, a resposta correta é a alternativa E - ALP (Fosfatase Alcalina), pois é o marcador tumoral mais utilizado para monitorar a progressão de tumores ósseos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo