Marque a alternativa que identifica a negociação de sentido...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Entendi foi nada!
Em suma, o enunciado pede para analisarmos o sentido de oposição que o conectivo "Apesar disso" trás ao texto.
Minha análise: No texto, o moço que trabalha no cartório está apaixonado pela filha do Coronel Triburtino. Ele escreve uma carta a ela, dizendo-lhe que a ama. Porém, o coronel encontra essa carta e pretende conversar com o rapaz do cartório. Para justificar o encontro dos dois sem amedrontar o rapaz do cartório, o coronel chama-lhe com disfarce de pretexto – para umas certidõesinhas (Ou seja, ele mentiu para o rapaz, dizendo-lhe que seria para resolver problemas com certidões, quando na verdade ele queria confrontá-lo a cerca da carta).
Nesse momento que surge a ideia de oposição, pois, mesmo o coronel tendo chamado o rapaz "para umas certidõesinhas", o moço do escritório ficou desconfiado (ressabiado), por imaginar que poderia ser algo além do que o proposto pelo coronel, o que justifica a oposição de ideias: Apesar disso, o moço veio um tanto ressabiado, com a pulga atrás da orelha.
O "Apesar disso", com a ideia de oposição, trás o que é destacado na Letra A: Contraposto ao fato de o rapaz estar ressabiado, está o fato de o pai justificar o chamado por causa de “umas certidõesinhas”
Espero que tenham entendido!
GAB: A
eu fiquei em dúvida entre a A e C
o melhor a se fazer é ir até o texto...
Que diabos de enunciado e esse
APESAR DE (OPOSIÇÃO, CONCESSÃO) E O QUE SE CONTRAPÕE AO COMPORTAMENTO DO GAROTO NÃO É O SIMPLES CHAMADO DO CORONEL, MAS A DESCULPA (PRETEXTO) QUE ESTE UTILIZOU "PARA UMAS CERTIDÕESINHAS ", O QUE NÃO IMPEDE (CONCESSIVO) DE O RAPAZ DO CARTÓRIO FICAR DESCONFIADO DE TAL ARGUMENTO ,OU SEJA, COM A PULGA ATRÁS DA ORELHA.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo