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Q1102267 Redes de Computadores
Equipamentos ativos são peças fundamentais no projeto de uma rede de computadores. O switch é um desses equipamentos e opera na camada de enlace do modelo de referência OSI (Open Systems Interconection – Interconexão de Sistemas Abertos). A grande vantagem do switch é que ele, ao receber a mensagem, a encaminha apenas para quem se destina. Isso diminui demasiadamente o fluxo de dados circulando, uma vez que não manda os quadros aleatoriamente, melhorando o desempenho da rede. Basicamente, o switch possui três modos de operação. As alternativas a seguir apresentam esses modos de operação do switch, EXCETO:
Alternativas

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Alternativa correta: C - Forward delay

Primeiramente, é importante entender o papel dos switches nas redes de computadores. Eles operam na camada de enlace (Layer 2) do modelo OSI e têm a função de receber frames e encaminhá-los apenas para o destinatário correto, otimizando o tráfego na rede.

Os switches possuem três modos principais de operação:

1. Cut-through: Neste modo, o switch começa a encaminhar um frame assim que lê o endereço de destino do frame. É rápido, mas pode transmitir frames corrompidos.

2. Fragment free: Este é um modo intermediário. O switch lê os primeiros 64 bytes do frame antes de encaminhá-lo. Isso ajuda a evitar a propagação de fragmentos de colisão.

3. Store and forward: Neste modo, o switch armazena o frame inteiro, verifica se há erros, e só depois encaminha. É o modo mais seguro, mas mais lento.

Já o termo "Forward delay" não é um modo de operação de switches. Ele se refere a um parâmetro no protocolo STP (Spanning Tree Protocol) que define o tempo de espera antes de um switch mudar o estado de uma porta. Portanto, a alternativa C está correta ao afirmar que "Forward delay" não é um modo de operação do switch.

Com essas explicações, espero que tenha ficado claro como os diferentes modos de operação dos switches funcionam e por que a alternativa C é a correta.

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Classificações do Switch:

 Store-and-Forward : O swicth guarda cada quadro em um buffer antes de encaminhá-lo a uma porta de saída. Enquanto o quadro está no buffer, o switch calcula o CRC e mede o tamanho do quadro;

 Cut-Through : Esses swicthes foram reproduzidos para diminuir a latência. Eles diminuem o delay lendo apenas os 6 primeiros bytes do pacote, que contém o endereço de destino, e logo encaminham o pacote, porém não detectam pacotes corrompidos causados por colisões, nem erros de CRC. Existe um segundo tipo de switch cut-through, o Fragment Free, que foi projetado para diminuir o número de colisões na rede. Neste caso, o switch sempre lê os primeiros 64 bytes de cada pacote, assegurando que o quadro tem pelo menos o tamanho mínimo, evitando o encaminhamento de colisões pela rede;

 Adaptative Cut-Through : Esses switches adaptativos suportam tanto cut-through quanto store-and-forward, que pode ser ativado de acordo com o gerente de rede, ou mesmo de forma automática de acordo com o nível de erros passados pela rede;

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