Uma empresa possuía, em 31/12/2014, dívida com financiament...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q709419 Contabilidade Geral
Uma empresa possuía, em 31/12/2014, dívida com financiamentos no exterior no valor de US$ 100 milhões. Em janeiro de 2015, antes da publicação das demonstrações contábeis, o dólar teve uma valorização de 30%, fato que gerou um impacto relevante sobre o passivo da empresa. De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 24 – Evento Subsequente, assinale a opção que indica o posicionamento da empresa.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito Letra D

CPC 24
10. A entidade não deve ajustar os valores reconhecidos em suas demonstrações contábeis por eventos subsequentes que são indicadores de condições que surgiram após o período contábil a que se referem as demonstrações

CPC 26: Notas explicativas contêm informação adicional em relação à apresentada nas demonstrações contábeis. As notas explicativas oferecem descrições narrativas ou segregações e aberturas de itens divulgados nessas demonstrações e informação acerca de itens que não se enquadram nos critérios de reconhecimento nas demonstrações contábeis

bons estudos

CPC 24

11. Um exemplo de evento subsequente ao período contábil a que se referem as demonstrações contábeis que não origina ajustes é o declínio do valor justo de investimentos ocorrido no período compreendido entre o final do período contábil a que se referem as demonstrações e a data de autorização de emissão dessas demonstrações. O declínio do valor justo não se relaciona normalmente à condição dos investimentos no final do período contábil a que se CPC_24 5 referem as demonstrações contábeis, mas reflete circunstâncias que surgiram no período seguinte. Portanto, a entidade não deve ajustar os valores reconhecidos para os investimentos em suas demonstrações contábeis. Igualmente, a entidade não deve atualizar os valores divulgados para os investimentos na data do balanço, embora possa necessitar dar divulgação adicional conforme o item 21. (Alterado pela Revisão CPC 03)

CPC 24:

(22) Eventos subsequentes que não geram ajustes nas demonstrações contábeis, mas que normalmente resultam em divulgação (nota explicativa):

(g) Alterações extraordinariamente grandes nos preços dos ativos ou nas taxas de câmbio após o período a que se referem as DC.

Evento que não gera ajuste, mas relevante a ponto de ser divulgado em nota explicativa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo