Assinale a alternativa cuja palavra sublinhada apresenta a a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3059779 Português
A falta que ela me faz


     Como bom patrão, resolvi, num momento de insensatez, dar um mês de férias à empregada. No princípio achei até bom ficar completamente sozinho dentro de casa o dia inteiro.

      Aos poucos, porém, passei a desejar ardentemente essa volta. O apartamento, ao fim de alguns dias, ganhava um aspecto lúgubre de navio abandonado. A geladeira começou a fazer gelo por todos os lados – só não tinha água gelada, pois não me lembrara de encher as garrafas [...].

       A um canto do quarto um monte de roupas crescia.

     Eu poderia enfrentar tudo [...]. Até que um dia, comecei a sentir no ar um vago mau cheiro. Intrigado, olhei as solas dos sapatos, para ver se havia pisado em alguma coisa lá na rua. Depois saí farejando o ar aqui e ali como um perdigueiro, e acabei sendo conduzido à cozinha, onde ultimamente já não ousava entrar.

      Na panela, a carne assada, que a empregada gentilmente deixara preparada para mim antes de partir, se decompunha num asqueroso caldo putrefato, onde pequenas formas brancas se agitavam.

      Mudei-me no mesmo dia para um hotel.



(Fernando Sabino. Disponível em: https://cronicabrasileira.org.br/cronicas/. Acesso em: agosto de 2024. Fragmento.)
Assinale a alternativa cuja palavra sublinhada apresenta a afirmativa correspondente correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão que explora a morfologia, especificamente o reconhecimento de classes gramaticais, como pronomes, adjetivos, advérbios e preposições.

A alternativa correta é: C.

Justificativa da Alternativa Correta (C):

Na frase: “No princípio achei até bom ficar completamente sozinho dentro de casa o dia inteiro.”, a palavra "completamente" é um advérbio de modo. Advérbios modificam verbos, adjetivos ou outros advérbios, e neste caso, "completamente" indica o modo como a pessoa ficou sozinha, ou seja, a extensão dessa condição.

Análise das Alternativas Incorretas:

A: “Eu poderia enfrentar tudo [...]” – Aqui, "tudo" é um pronome indefinido, e não um artigo indefinido. Pronomes indefinidos substituem ou acompanham substantivos de modo indefinido, enquanto artigos acompanham substantivos para definir ou indefinir.

B: “Até que um dia, comecei a sentir no ar um vago mau cheiro.” – A palavra "mau" é realmente um adjetivo, mas é o oposto de bom, e não de bem. Portanto, a explicação da alternativa está incorreta.

D: “[...] olhei as solas dos sapatos, para ver se havia pisado em alguma coisa lá na rua.” – A palavra "para" é uma preposição, mas seu uso indica finalidade ou destino, e não oposição. Preposições ligam palavras e frases, mostrando relações de sentido entre elas, e aqui o sentido é de propósito.

Entender as classes gramaticais e suas funções é essencial para resolver questões de morfologia. Ao se deparar com alternativas que envolvem a classificação de palavras, procure sempre verificar o contexto em que elas estão inseridas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"completamente" é um advérbio de modo, pois caracteriza a forma como algo é feito. 

Os advérbios de modo são palavras que especificam a maneira como uma ação foi realizada. Alguns exemplos de advérbios de modo são:

Bem, Mal, Melhor, Pior, Devagar, Rápido, Assim, Aliás, Depressa, Como. 

A maioria dos advérbios de modo terminam em "-mente". Por exemplo, quando se acrescenta o sufixo "-mente" a muitos adjetivos, estes passam a ser advérbios de modo.

Mal - Bem

Mau - Bom

O erro da letra A é que trata-se de um pronome e não de um artigo como afirma a alternativa. Beijos de luz !

 

LONGE, AQUI, DENTRO, PERTO, FORA...

lugar

CEDO,      TARDE,      LOGO,      DEPOIS,      HOJE,

AMANHÃ, PRESENTEMENTE, ATUALMENTE

tempo

DEPRESSA, PACIENTEMENTE, RÁPIDO, COMO , NECESSARIAMENTE , INDEPENDENTEMENTE, COMPLETAMENTE

modo

POUCO, TÃO, DEMAIS, MUITO, BASTANTE...

intensidade

SIM, DECERTO, CLARO, POSITIVO, EFETIVAMENTE ...

afirmação

NEM, JAMAIS, NÃO, NADA, NENHUM...

negação

QUIÇÁ,             TALVEZ,             POSSIVELMENTE,

PROVAVELMENTE...

dúvida

A alternativa correta é a C, pois na frase “No princípio achei até bom ficar completamente sozinho dentro de casa o dia inteiro.”, a palavra "completamente" é um advérbio utilizado para indicar modo. As demais alternativas apresentam incorreções: na alternativa A, "tudo" é um pronome indefinido, e não um artigo; na B, "mau" é um adjetivo cujo oposto correto é "bom", e não "bem"; e na D, a preposição "para" indica finalidade e não oposição, como foi sugerido.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo