A incontinência urinária é comum em mulheres, podendo acomet...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1248416 Fisioterapia
A incontinência urinária é comum em mulheres, podendo acometer até 50% delas em alguma fase de suas vidas (LUFT, 1998). No Brasil, sua incidência é subestimada pela rarefação de estudos epidemiológicos. Em 2003, a Sociedade Internacional de Continência (ICS) padronizou a nomenclatura em uroginecologia, com a finalidade de uniformizar protocolos de diagnóstico e tratamento, facilitando a comparação de resultados e possibilitando uma comunicação efetiva entre investigadores.
Sobre as definições estabelecidas pela ICS, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D - A enurese é qualquer perda involuntária de urina.

A questão aborda a padronização das definições de incontinência urinária, estabelecida pela Sociedade Internacional de Continência (ICS). Este é um tema relevante em uroginecologia, uma vez que a nomenclatura padronizada facilita tanto o diagnóstico quanto o tratamento, além de permitir uma comunicação mais eficiente entre os profissionais da área.

Justificativa da Alternativa Correta:

D - A enurese é qualquer perda involuntária de urina. Esta definição está correta. A enurese, mais comumente associada à enurese noturna em crianças, refere-se à perda involuntária de urina. Em termos gerais, enurese se refere a qualquer tipo de incontinência urinária involuntária.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - A incontinência de esforço é qualquer perda involuntária de urina, exceto para crianças. Esta afirmação está incorreta. A incontinência de esforço refere-se especificamente à perda involuntária de urina que ocorre durante atividades que aumentam a pressão intra-abdominal, como tosse, espirro, rir ou exercício físico, não havendo menção de exceção para crianças.

B - A noctúria é o desejo repentino, dificilmente inadiável de urinar. Esta definição está incorreta. Noctúria é o termo usado para descrever a necessidade de acordar durante a noite para urinar, não estando necessariamente associada a um desejo repentino e inadiável.

C - A urge-incontinência é a perda involuntária que ocorre após o exercício físico, tosse ou espirro. Esta definição está incorreta. A urge-incontinência é caracterizada pela perda involuntária de urina imediatamente acompanhada ou precedida por uma sensação urgente de necessidade de urinar, não relacionada com esforço físico.

Compreender as definições padronizadas pela ICS é crucial para a prática clínica eficaz e para a correta interpretação de sintomas e diagnósticos em uroginecologia.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo