Assinale a opção em que a alteração na pontuação do trecho ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1621922 Português

Leia a matéria a seguir, para responder à questão.


Arqueólogos dizem ter encontrado cidade bíblica onde viveu o rei Davi. A cidade de Ziklag teria servido de refúgio para Davi há 3,2 mil anos, quando ele fugia do rei Saul.

11/07/2019-11h05/atualizado 11h05 / por Redação Galileu


Na última segunda-feira (8), um time de arqueólogos, liderados pela Autoridade de Antiguidades de Israel, anunciou ter encontrado as ruínas de Ziklag, uma cidade bíblica que teria servido de refúgio para o Rei Davi há 3,2 mil anos. Segundo os relatos bíblicos, Davi, conhecido por derrotar o guerreiro filisteu Golias, se abrigou na cidade onde vivia o povo filisteu quando fugia do rei Saul.

O estudo é fruto de escavações iniciadas em 2015 no sítio arqueológico Khirbet al-Ra. A partir de uma análise de datação por carbono, foi possível encontrar evidências de um assentamento do século 12 ao 11 a.C e de uma zona rural do século 10 a.C. Muitos artefatos encontrados na região - como potes, jarros de óleo e de vinho - revelam traços dos filisteus. 

De acordo com a tradição judaico-cristã, o rei Davi imperou em Ziklag antes de ser coroado em Hebrom - após a morte de Saul - o primeiro rei do antigo reino de Israel.

A localização de Ziklag, no entanto, é alvo de controvérsia: ninguém consegue afirmar onde ela existiu exatamente. Há relatos que apontam para 12 localidades diferentes. Por isso o novo estudo tem sido contestado por arqueólogos. “Referências ao local em textos bíblicos são consistentemente voltadas mais ao sul, em Negev, na tribo de Shimon, ou no sul da fronteira com a Judeia”, disse Aren Maier, da Universidade Bar-llan, em Israel, em entrevista ao jornal local, Haaretz. 

Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2019/07/arqueologos-dizem-ter-encontrado-cidade-biblica-onde-viveu-o-rei-davi.html. Acesso em: 11 jul. 2019.


Assinale a opção em que a alteração na pontuação do trecho retirado do texto preserva a correção gramatical:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a letra E.

Essa questão aborda a pontuação na Língua Portuguesa, um tema essencial para a clareza e a correção gramatical dos textos. Para resolvê-la, é necessário conhecer as regras de uso das vírgulas, pontos e ponto e vírgula, bem como entender como a pontuação pode alterar o sentido ou a correção de uma frase.

Analisando a alternativa correta (E):

A opção E faz as alterações de pontuação corretamente, preservando a correção gramatical do texto. Veja a explicação:

  • A localização de Ziklag, no entanto, é alvo de controvérsia: A expressão "no entanto" está corretamente isolada por vírgulas. A vírgula após "controvérsia" indica uma pausa adequada, seguida pelos dois pontos que introduzem uma explicação.

  • Por isso, o novo estudo tem sido contestado por arqueólogos: A vírgula após "Por isso" está correta, pois introduz uma oração coordenada que explica a razão do estudo ser contestado.

Analisando as alternativas incorretas:

  • A - A localização de Ziklag no entanto, é alvo de controvérsia: Aqui falta a vírgula após "Ziklag" para isolar a expressão "no entanto". Isso compromete a clareza da frase.

  • B - A localização de Ziklag, no entanto, é alvo de controvérsia; ninguém consegue afirmar, onde ela existiu exatamente: O uso do ponto e vírgula após "controvérsia" é inadequado, já que não há uma separação entre orações independentes. Além disso, a vírgula antes de "onde" é incorreta.

  • C - A localização de Ziklag, no entanto, é alvo de controvérsia: ninguém consegue afirmar onde ela existiu exatamente. Há relatos que, apontam para 12 localidades diferentes: A vírgula após "que" é desnecessária e incorreta.

  • D - A localização de Ziklag, no entanto é alvo de controvérsia: Falta a vírgula após "no entanto". Além disso, as vírgulas em "Há relatos, que apontam" e "Por isso o novo estudo, tem sido contestado" são inadequadas e comprometem a clareza da frase.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão quer saber qual alternativa está livre de erros de pontuação. Ou seja, está correta.

a) A localização de Ziklag no entanto, é alvo de controvérsia: ninguém consegue afirmar onde ela existiu exatamente. Há relatos que apontam para 12 localidades diferentes. Por isso (,) o novo estudo tem sido contestado por arqueólogos.

Incorreta. As conjunções coordenativas iniciando orações devem vir com vírgula à direita. Por isso, inseri uma vírgula entre os parênteses para melhor visualização.

b) A localização de Ziklag, no entanto, é alvo de controvérsia; ninguém consegue afirmar, onde ela existiu exatamente. Há relatos que apontam para 12 localidades diferentes. Por isso (,)o novo estudo tem sido contestado por arqueólogos.

Incorreta. Para demarcar uma explicação usamos os dois- pontos.

Não deveria ter a vírgula após "afirmar", porque está separando a oração subordinada objetiva direta justaposta da oração anterior.

Como explicado na alternativa anterior, faltou vírgula após a conjunção "por isso" por ser uma conjunção conclusiva antecipada.

c) A localização de Ziklag, no entanto, é alvo de controvérsia: ninguém consegue afirmar onde ela existiu exatamente. Há relatos que, apontam para 12 localidades diferentes. Por isso (,) o novo estudo tem sido contestado por arqueólogos.

Incorreta. Não pode ter vírgula após o pronome relativo (que), e deveria ter vírgula após a conjunção coordenativa de conclusão (por isso).

d) A localização de Ziklag, no entanto é alvo de controvérsia: ninguém consegue afirmar onde ela existiu exatamente. Há relatos, que apontam para 12 localidades diferentes. Por isso o novo estudo, tem sido contestado por arqueólogos.

Incorreta. Não pode separar o sujeito do verbo. O sujeito do verbo "ter" é "o novo estudo".

e) A localização de Ziklag, no entanto, é alvo de controvérsia: ninguém consegue afirmar onde ela existiu exatamente. Há relatos que apontam para 12 localidades diferentes. Por isso, o novo estudo tem sido contestado por arqueólogos.

Correta. Os erros apontados nas outras alternativas, não se encontram nesta e nem outros novos erros. Por isso, está perfeitamente correta essa alternativa.

GABARITO: E

(gab E)

A) A localização de Ziklag no entanto, é alvo de controvérsia: ninguém consegue afirmar onde ela existiu exatamente. Há relatos que apontam para 12 localidades diferentes. Por isso(,) o novo estudo tem sido contestado por arqueólogos. Deveria ter uma vírgula logo após por isso.

B) A localização de Ziklag, no entanto, é alvo de controvérsia; ninguém consegue afirmar(,) onde ela existiu exatamente. Há relatos que apontam para 12 localidades diferentes. Por isso o novo estudo tem sido contestado por arqueólogos. Vírgula errada separando o verbo transitivo direto do seu objeto direto, sendo que isso nunca pode acontecer.

C) A localização de Ziklag, no entanto, é alvo de controvérsia: ninguém consegue afirmar onde ela existiu exatamente. Há relatos que (os quais)(,) apontam para 12 localidades diferentes. Por isso o novo estudo tem sido contestado por arqueólogos. Vírgula errada separando o sujeito do verbo, sim, temos um sujeito ali, temos um pronome relativo exercendo a função de sujeito.

D) mesmo caso da C, vírgula separando sujeito do verbo.

Alguem saberia dizer se deveria ter uma virgula antes do QUE, na letra E?

GABARITO: LETRA E

ACRESCENTANDO:

USO DA VÍRGULA

Vírgula – indica uma pequena pausa na sentença.

Não se emprega vírgula entre:

• Sujeito e verbo.

• Verbo e objeto (na ordem direta da sentença).

Para facilitar a memorização dos casos de emprego da vírgula, lembre-se de que:

A vírgula:

Desloca

Enumera

Explica

Enfatiza

Isola

Separa

Emprego da vírgula:

a) separar termos que possuem mesma função sintática no período:

- João, Mariano, César e Pedro farão a prova.

- Li Goethe, Nietzsche, Montesquieu, Rousseau e Merleau-Ponty.

b) isolar o vocativo:

- Força, guerreiro!

c) isolar o aposto explicativo:

- José de Alencar, o autor de Lucíola, foi um romancista brasileiro.

d) mobilidade sintática:

- Temeroso, Amadeu não ficou no salão.

- Na semana anterior, ele foi convocado a depor.

- Por amar, ele cometeu crimes.

e) separar expressões explicativas, conjunções e conectivos:

- Isto é, ou seja, por exemplo, além disso, pois, porém, mas, no entanto, assim, etc.

f) separar os nomes dos locais de datas:

- Cascavel, 10 de março de 2012.

g) isolar orações adjetivas explicativas:

- O Brasil, que busca uma equidade social, ainda sofre com a desigualdade.

h) separar termos enumerativos:

- O palestrante falou sobre fome, tristeza, desemprego e depressão.

i) omitir um termo:

- Pedro estudava pela manhã; Mariana, à tarde.

j) separar algumas orações coordenadas

- Júlio usou suas estratégias, mas não venceu o desafio.

Vírgula + E

1)Para separar orações coordenadas com sujeitos distintos:

Minha professora entrou na sala, e os colegas começaram a rir.

2) Polissíndeto:

Luta, e luta, e luta, e luta, e luta: é um filho da pátria.

3) Conectivo “e” com o valor semântico de “mas”:

Os alunos não estudaram, e passaram na prova.

4) Para enfatizar o elemento posterior:

A menina lhe deu um fora, e ainda o ofendeu.

FONTE: RITA SILVA QC.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo