Endemia pode ser conceituada como a ocorrência de um agravo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1799038 Saúde Pública
Endemia pode ser conceituada como a ocorrência de um agravo dentro de um número esperado de casos para aquela região, naquele período de tempo, baseado na sua ocorrência em anos anteriores não epidêmicos. Já a epidemia representa a ocorrência de um agravo acima da média histórica de sua ocorrência. Quando uma epidemia atinge vários países de diferentes continentes, passa a ser denominada pandemia. Acerca do tema, marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a E, pois ela está incorreta em relação ao conceito de notificação compulsória.

A questão aborda a diferença entre endemia, epidemia e pandemia, conceitos fundamentais em epidemiologia. Para responder corretamente, é necessário ter conhecimento sobre as definições desses termos e o papel dos profissionais de saúde na vigilância epidemiológica.

Vamos analisar as alternativas:

Alternativa A: Esta afirmação está correta. Endemias e epidemias podem ser causadas por diversos agentes, como protozoários, vírus e bactérias. Esses agentes são responsáveis por doenças que podem se espalhar em determinadas regiões ou ao redor do mundo.

Alternativa B: A afirmação é correta. O diagnóstico e tratamento oportunos são essenciais para a credibilidade dos serviços de saúde e para a eficiência do sistema de vigilância. Isso ajuda a identificar e controlar surtos de doenças.

Alternativa C: Correta. Os agentes infecciosos possuem variadas formas de transmissão, incluindo contato respiratório, objetos contaminados, vetores (como mosquitos) ou fezes contaminadas. Conhecer essas formas é vital para a prevenção e controle de doenças.

Alternativa D: Esta afirmação é correta. Para determinar se uma condição é epidêmica ou endêmica, é necessário entender os níveis normais de ocorrência da doença em uma área e período de tempo específicos. Isso é feito comparando com dados históricos.

Alternativa E: Incorreta. Notificação compulsória não é voluntária; é obrigatória. Médicos e outros profissionais de saúde são legalmente obrigados a notificar as autoridades de saúde sobre casos suspeitos ou confirmados de certas doenças. A notificação compulsória é uma ferramenta essencial para o monitoramento e controle de doenças de interesse público.

Essas notificações são fundamentais para identificar e responder rapidamente a surtos, protegendo a saúde pública.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Notificação compulsória é comunicação obrigatória à autoridade de saúde.

A notificação compulsória pode ser realizada por qualquer pessoa que dela tenha conhecimento, mas só é obrigatória pra quem trabalha na saúde ou tem alguma ligação direta, como por exemplo os donos dos estabelecimentos de saúde.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo