Na UML, um artefato é especificamente

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Q2897024 Arquitetura de Software
Na UML, um artefato é especificamente
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Vamos analisar a questão em detalhe e justificar cada alternativa. A alternativa correta é a D: "uma peça física substituível de um sistema que contém informações físicas".

Para resolver essa questão, é essencial compreender o conceito de artefato na UML (Unified Modeling Language). A UML é uma linguagem padrão para especificação, visualização, construção e documentação de artefatos de sistemas de software. Os artefatos na UML representam componentes físicos do sistema que podem ser substituídos.

Alternativa D: A descrição como "peça física substituível de um sistema que contém informações físicas" é precisa para um artefato na UML. Artefatos são itens concretos e tangíveis, como arquivos executáveis, bibliotecas, documentos, etc., que participam do processo de implantação de um sistema. Eles são elementos fundamentais na modelagem de software, sendo diretamente relacionados ao código que será executado.

Alternativa A: "Um componente lógico do sistema" descreve um componente, não um artefato. Componentes são partes modulares do sistema que encapsulam comportamento e são substituíveis dentro de seu ambiente. Eles são unidades lógicas e não físicas, o que torna a alternativa incorreta.

Alternativa B: "Um nó computacional" refere-se a um elemento do diagrama de implantação da UML, que representa um recurso físico computacional onde artefatos são implantados. Nó e artefato são conceitos distintos; um nó é a unidade de execução, enquanto um artefato é o que é executado no nó, tornando essa alternativa incorreta.

Alternativa C: "Uma representação gráfica de uma regra de negócio" é uma descrição que se aplicaria melhor a diagramas de atividades ou diagramas de casos de uso, que representam processos e comportamentos de negócios. Não descreve um artefato, que é um item físico do sistema.

Alternativa E: "Uma interface de conexão" é algo que representa uma ligação entre componentes ou nós, mas não é um artefato. Artefatos são unidades físicas que podem ser armazenadas e transferidas, enquanto interfaces são meios de comunicação entre componentes de software.

Entender essas distinções é crucial para responder corretamente a questões sobre UML em concursos públicos, pois cada elemento da UML tem um papel específico na modelagem de sistemas.

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