Após a quarta mudança de escola em um período de 5 anos, ca...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: CETRO Órgão: IF-PR Prova: CETRO - 2014 - IF-PR - Psicólogo |
Q454612 Psicologia
Após a quarta mudança de escola em um período de 5 anos, cansados das inúmeras “conversas” com a direção pedagógica e das vexatórias reprimendas sobre o comportamento do filho nas reuniões do colégio, os pais de João decidem procurar ajuda de um profissional. A lista de queixas desse típico aluno do “fundão”, como os professores o descrevem, inclui um péssimo desempenho escolar, incansáveis ameaças de abandono da escola, dificuldade em manter-se motivado pelo conteúdo e pela dinâmica das aulas. Os pais refutam, inicialmente, a possibilidade de medicalização proposta pelo médico da família e acreditam que um maior rigor nas cobranças e a retirada de “mimos”, como o videogame e o tempo de assistir à TV, poderiam contribuir. Sem resultados positivos com essas medidas e recorrendo a você como profissional, assinale a alternativa que apresenta a medida correta para conduzir o caso.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa D é a correta.

Vamos analisar o contexto apresentado. Os pais de João enfrentam dificuldades com o comportamento escolar do filho, o que inclui baixo desempenho acadêmico, desmotivação e ameaças de abandono dos estudos. Eles já tentaram algumas soluções, mas sem sucesso significativo.

Para abordar essa situação de forma efetiva, é essencial uma avaliação diagnóstica do jovem. Isso permite identificar fatores subjacentes, como o possível Transtorno de Déficit de Atenção (TDA). A abordagem sugerida na alternativa D é abrangente e inclui terapia, assistência psicopedagógica e, se necessário, medicalização temporária, sempre acompanhada por um profissional qualificado. Essa abordagem integrada visa tratar o jovem de forma holística, considerendo aspectos emocionais, cognitivos e comportamentais.

Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:

A) Sugerir uma nova mudança de escola pode não resolver o problema raiz, já que o desafio pode não estar no método ou conteúdo escolar, mas sim em fatores internos ao jovem.

B) Refutar a medicalização sem discussão com outros profissionais pode ser uma abordagem limitada. A medicalização, quando bem indicada e acompanhada, pode ser parte de um tratamento eficaz.

C) Assumir que o jovem não tem vocação para estudos ou está sob más influências sem uma avaliação detalhada é uma conclusão precoce e não aborda as complexidades do caso.

E) Acreditar que a pressão dos pais é o único problema ignora outros potenciais fatores que podem estar afetando João, como questões emocionais ou cognitivas que necessitam de uma abordagem profissional.

Em síntese, a alternativa D é a mais completa e profissional, oferecendo uma solução baseada em diagnósticos e tratamentos integrados.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A menos absurda era a D, gabarito da questão, apesar de ainda assim, eu a considerar absurda.

Veja bem, o quadro apresentado em questão suscita, realmente, a possibilidade de um quadro de déficit, entretanto, o profissional fecharia esse diagnóstico assim? Como propõe a questão?

E se, na verdade, for um quadro de transtorno de conduta?

Tem banca/examinador que acredita piamente que psicologia segue um passo a passo, só pode.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo