Entre as normas de atributos, deve-se considerar que, se a i...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão:
O tema central da questão é a independência e objetividade na auditoria interna. Esse é um princípio fundamental para garantir que os auditores possam realizar suas análises de forma imparcial e sem influências externas ou internas que possam comprometer a qualidade e a credibilidade do seu trabalho.
Os auditores internos devem ser capazes de comunicar qualquer situação que possa prejudicar sua imparcialidade e, se necessário, devem abster-se de participar de auditorias em que não consigam manter essa postura.
Alternativa correta: C
A alternativa C - "os auditores internos podem prestar serviços de consultoria relacionados às operações pelas quais tenham sido responsáveis anteriormente." - está correta. Isso acontece porque, mesmo tendo sido responsáveis por certas operações no passado, os auditores podem oferecer consultoria, desde que a prestação deste serviço não comprometa a sua independência e objetividade no futuro.
Análise das alternativas incorretas:
A - "trabalhos de auditoria relacionados a funções sob responsabilidade do dirigente de auditoria não devem ser realizados enquanto perdurar a situação." Esse tipo de restrição é mais rígida do que o necessário, pois a norma permite que a auditoria seja realizada desde que sejam tomadas medidas para mitigar quaisquer prejuízos à independência.
B - "caso se constatem potenciais prejuízos à independência ou objetividade, relacionados a serviços de consultoria propostos, o cliente deve ser informado na conclusão do trabalho." Na verdade, qualquer potencial prejuízo deve ser comunicado antes mesmo de iniciar o trabalho para que medidas adequadas sejam tomadas.
D - "auditores que tenham sido responsáveis pela avaliação de operações específicas devem manifestar expressamente essa condição." Aqui, o erro está em exigir uma manifestação expressa de algo que é uma prática interna e nem sempre precisa ser declarada, a não ser que haja um impacto na independência.
E - "os auditores internos que tenham prestado serviços de consultoria não poderão assumir responsabilidade sobre as respectivas operações." Isso não é verdade, pois os auditores podem integrar ou revisar operações, desde que mantenham a sua objetividade e independência.
Compreender essas nuances ajuda a interpretar corretamente as normas de auditoria interna e sua aplicação prática.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito C
A assertiva A está errada, pois trabalhos de auditoria relacionados a funções sob responsabilidade do dirigente de auditoria podem ser realizados desde que supervisionados por pessoa externa à unidade de auditora.
A assertiva B está errada, pois o cliente deve ser informado antes da realização dos trabalhos.
A assertiva C está correta. As normas permitem a prestação de consultoria relacionada a operações pelas quais o auditor tenha sido responsável anteriormente, fazendo restrição, nesse particular, apenas para os trabalhos de avaliação ou segurança objetiva.
A assertiva D está errada, pois nesses casos, o auditor interno deve abster-se de realizar os trabalhos, não resolvendo caso declare essa condição.
A assertiva E está errada, pois não prejudica a objetividade o fato de prestar consultoria e assumir futuramente uma responsabilidade sobre as respectivas operações. Porém, essa questão ficou no limite ou próxima de ser considerada errada, pois fere a objetividade o auditor assumir responsabilidade gerencial pela implementação do produto da consultoria.
Fonte: Marcelo Aragão Ponto dos Concursos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo