A técnica de expandir, da terapia comportamental dialética ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: FASTEF Órgão: UFCA Prova: FASTEF - 2019 - UFCA - Psicólogo |
Q2044217 Psicologia

A técnica de expandir, da terapia comportamental dialética é utilizada:


(In: CORDIOLI, A.V. e GREVET, E.H. (orgs.) – Psicoterapias – Abordagens Atuais, 4ª edição. Porto Alegre, Artmed, 2019.)

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B. Vamos entender o porquê e analisar as outras alternativas.

A Terapia Comportamental Dialética (TCD) é uma abordagem desenvolvida por Marsha Linehan, especialmente eficaz para tratar transtornos de personalidade borderline. Uma técnica central na TCD é a de "expandir", que é utilizada para lidar com as emoções intensas dos pacientes. Essa técnica é aplicada quando o paciente está usando suas emoções para tentar controlar o ambiente ou quando há uma percepção de que não será levado a sério.

Analisando a alternativa B: A descrição está correta. A técnica de expandir é usada quando o paciente utiliza suas emoções como uma tentativa de controlar o ambiente, ou quando ele não espera ser levado a sério. Isso está alinhado com os princípios da TCD, que busca ajudar os indivíduos a reconhecer e regular suas emoções.

Analisando a alternativa A: A opção menciona o uso da técnica para relatar histórias de maneira suave, o que não se alinha com a finalidade da técnica de expandir na TCD. Essa abordagem foca mais na regulação emocional do que na narrativa de histórias.

Analisando a alternativa C: Este ponto menciona práticas destinadas a trazer equilíbrio entre a mente racional e a emocional, o que é uma característica geral da TCD, mas não descreve especificamente a técnica de expandir. Portanto, não responde corretamente à questão.

Analisando a alternativa D: A opção sugere que a técnica é usada para aprendizado em situações problemáticas, o que poderia ser uma característica de várias intervenções terapêuticas, mas não especifica a técnica de expandir dentro do contexto da TCD.

Portanto, a escolha correta é a B, pois descreve com precisão a aplicação da técnica de expandir na Terapia Comportamental Dialética.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Técnicas específicas da dialética

  1. penetrar no paradoxo

entre a aceitação e a mudança. Um exemplo de paradoxo é: “Saiba quem você é e seja o que você sabe”, em que existe o convite para percepção interna e, ao mesmo tempo, para a ação no mundo exterior. Essa estratégia também tem a intenção de afastar a ideia de que quando uma pessoa está certa, a outra está errada, criando espaço para que ideias contrárias possam coexistir e ser válidas, mesmo que sejam opostas

  1. uso de metáforas

 ou de histórias tem um papel importante; elas são mais suaves do que um apontamento mais direto e geram, assim, menos resistência no paciente.

  1. advogado do diabo

 o terapeuta assume temporariamente a argumentação de defesa dos comportamentos menos habilidosos com a intenção de que o paciente assuma a defesa de comportamentos comprometidos com a terapia e com a mudança. Essa técnica é indicada a pacientes que são opositores, criando o equilíbrio dialético no direcionamento para a mudança.

  1. expandir

Expandir é o equivalente emocional da estratégia do advogado do diabo; é utilizada em situações nas quais o paciente está utilizando o efeito de suas emoções como tentativa de controlar o ambiente ou quando ele não espera ser levado a sério. (Alternativa B)

  1. ativar a mente sábia

é ativada por meio de práticas destinadas a trazer equilíbrio entre a “mente racional” (lógica, racional e intelectualizada) e a “mente emocional” (avalia tudo de acordo com o teor emocional do momento). (Alternativa C)

  1. fazer dos limões uma limonada

quando uma situação problemática é apresentada, o terapeuta ou o treinador de habilidades a utilizam como uma oportunidade de aprendizado. (Alternativa D)

CORDIOLI, A.V.; GREVET, E. H. Psicoterapias: Abordagens Atuais. Porto Alegre: Artmed, 2018.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo