Com intuito de catequizar e mudar a vida dos povos indígena...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Os jesuítas, integrantes da Companhia de Jesus, tiveram um papel fundamental na história do Brasil colonial por seus esforços de evangelização e educação junto aos povos indígenas. Esses religiosos estavam acostumados a um estilo de vida austero, o que lhes permitia atuar em regiões remotas e enfrentar desafios consideráveis.
Em 1607, os jesuítas fundaram diversas aldeias e missões, com o objetivo de converter e alterar o modo de vida dos povos indígenas. Entre essas aldeias estavam Caucaia, Paupina e Pavuna. No entanto, foi apenas em 1620 que a conquista territorial desejada por Portugal foi efetivada, graças aos esforços de um importante colonizador.
O nome desse colonizador era Martim Soares Moreno. Ele se destacou como uma figura central na consolidação do domínio português sobre a região, cumprindo as expectativas da Coroa Portuguesa na expansão de suas possessões na América.
O gabarito da questão é a alternativa C - Martim Soares Moreno.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab C MARTIM SOARES MORENO – O COLONIZADOR BRANCO
Os jesuítas faziam parte de uma ordem religiosa católica chamada Companhia de Jesus. Criados com o objetivo de disseminar a fé católica pelo mundo, os padres jesuítas eram subordinados a um regime de privações que os preparavam para viverem em locais distantes e se adaptarem às mais adversas condições. No Brasil, eles chegaram em 1549 com o objetivo de cristianizar as populações indígenas do território colonial.
GAB C: Martim Soares Moreno, é considerado o fundador do atual Ceará.
A questão pede para marcarmos o nome do colonizador português:
A) O primeiro representante da Coroa Portuguesa a explorar os territórios da capitania do Ceará, no início do século XVII, requereu e obteve da Corte Portuguesa, por intermédio de Diogo Botelho, oitavo governador-geral do Brasil, o título de capitão-mor para iniciar as explorações. À frente de um exército de 800 homens, entre mercenários e índios cristianizados, avançou pelo sertão em busca do Eldorado.
B) Foi um padre espanhol e enviado para São Vicente para catequizar os índios e com eles aprendeu a língua Tupi. Além de instruir os índios, Padre José de Anchieta foi professor dos noviços que entravam para a Companhia de Jesus no Brasil. Viveu em São Paulo, Rio de Janeiro e Espirito Santo. Ele faleceu em 9 de junho de 1597, na cidade Reritiba, situada na capitania do Espírito Santo.
C) Militar português, quando chegou ao Brasil em 1602, com 16 ou 17 anos, como soldado. Participou de uma expedição, que contava com 65 portugueses e 800 índios, com o objetivo de aprender a língua dos índios da região e os seus costumes. E em 1612, se tornou o “fundador” da capitania do Ceará, com a ajuda de índios Potyguaras e seus soldados.
D) Diplomata e primeiro-ministro português. Faz parte da geração de governantes conhecida como déspotas esclarecidos que afetou o Reino e suas colônias. nasceu em Lisboa, em 13 de maio de 1699. Faleceu em Pombal, em 8 de maio de 1782. Esteve à frente da administração portuguesa, entre 1750 e 1777, e realizou reformas que tiveram grande impacto no Brasil e em Portugal.
GABARITO: LETRA C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo