“...extraídos das plantas e raízes nativas, de comprovad...
Dicionário histórico – Brasil. Ângela Vianna Botelho e Liana Maria Reis
As drogas medicinais ou “drogas da virtude”, prescritas pelos físicos, odontólogos e médicos homeopatas ou alopatas eram manipuladas por boticários, que importavam remédios europeus e usavam produtos nativos em sua formulação. Os remédios objetivavam muito mais a sintomatologia que a etiologia. A partir de 1837, houve adoção oficial do “Codex medicamentarius gallicus”, que vigorou no Brasil até 1926. Muitas vezes, entretanto, a população recorria à obra Medicina Doméstica, de Buchan, e, posteriormente, à de Chernoviz, bem como à homeopatia de Hahnemann, acabando por se automedicar. As drogas medicinais mais receitadas continuaram a ser o mercúrio, a quina e os vomitivos, purgativos, diuréticos e sudoríficos, muitas vezes extraídos das plantas e raízes nativas, de comprovada eficácia. Eram também muito utilizados os emplastros, fricções e escalda-pés. Aplicações de ventosas, sangrias e sanguessugas eram comumente receitadas, sendo que os banhos de mar e termais passaram a ser prescritos principalmente para infecções cutâneas.
No segmento destacado, o adjetivo nativas:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D: qualifica simultaneamente plantas e raízes.
Vamos entender melhor essa questão de morfologia, que é um dos campos da gramática que estuda a estrutura, a formação e a classificação das palavras.
No segmento destacado “...extraídos das plantas e raízes nativas, de comprovada eficácia.”, o adjetivo nativas está qualificando simultaneamente os substantivos plantas e raízes. Isso ocorre porque, na estrutura da frase, o adjetivo está no plural, concordando com os dois substantivos, que também estão no plural.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas para esclarecer possíveis dúvidas:
A - se prende ao substantivo eficácia
Essa alternativa está incorreta porque o adjetivo nativas não se refere ao substantivo eficácia. O termo nativas qualifica diretamente plantas e raízes, enquanto eficácia está sendo qualificada pela expressão "de comprovada eficácia".
B - se refere exclusivamente a raízes
Essa alternativa está incorreta porque, conforme explicado, o adjetivo nativas está se referindo tanto a plantas quanto a raízes. O plural do adjetivo indica que ele qualifica mais de um substantivo.
C - se relaciona exclusivamente a plantas
Assim como na alternativa anterior, essa está incorreta porque o adjetivo nativas não está se referindo exclusivamente a plantas, mas sim a ambos os substantivos: plantas e raízes.
E - se prende ao substantivo extrações, implícito no particípio extraídos
Essa alternativa também está incorreta, pois o adjetivo nativas não se refere a um substantivo implícito. Ele qualifica diretamente os substantivos plantas e raízes que estão explícitos na frase.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito D
Se refere as plantas e raízes, pois não há nenhuma divisão antes do adjetivo.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo