No trecho "Era uma raposa igual a cem mil outras. Mas eu fi...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (23)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa D:
Vamos entender por que a alternativa D está correta e analisar as outras alternativas.
No trecho "Era uma raposa igual a cem mil outras. Mas eu fiz dela um amigo. Ela é agora única no mundo", os termos destacados são:
- Era: verbo (verbo ser, no pretérito imperfeito do indicativo).
- Cem: numeral (cardinal).
- Eu: pronome (pronome pessoal do caso reto).
- Mundo: substantivo (substantivo comum).
Sendo assim, a sequência correspondente é: verbo, numeral, pronome, substantivo, o que confirma que a alternativa correta é a D.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - Substantivo, numeral, conjunção, adjetivo.
Esta alternativa está incorreta porque "era" não é um substantivo, e "mundo" não é um adjetivo.
B - Preposição, numeral, pronome, adjetivo.
Esta alternativa está incorreta porque "era" não é uma preposição e "mundo" não é um adjetivo.
C - Interjeição, numeral, pronome, verbo.
Esta alternativa está incorreta porque "era" não é uma interjeição, e "mundo" não é um verbo.
E - Advérbio, numeral, artigo, substantivo.
Esta alternativa está incorreta porque "era" não é um advérbio, e “eu” não é um artigo.
Para resolver a questão, é necessário ter conhecimento de morfologia, que é a parte da gramática que estuda a estrutura, formação e classificação das palavras.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A questão é de morfologia e quer que classifiquemos os termos destacados em "Era uma raposa igual a cem mil outras. Mas eu fiz dela um amigo. Ela é agora única no mundo". Vejamos:
..
A) Subst., num., conj., adj.
Errado.
Conjunção: palavra invariável que une duas orações ou dois termos semelhantes da mesma oração. As conjunções dividem-se em coordenativas e subordinativas. Ex.1: Tristeza e alegria não moram juntas. (Nesse caso, "e" liga duas palavras da mesma oração e é uma conjunção). Ex.2: Os livros ensinam e divertem. (Nesse caso, "e" liga duas orações e é uma conjunção).
Adjetivo: palavra variável em gênero, número e grau que expressa qualidade, característica, defeito, origem, estado do substantivo ou de qualquer palavra substantivada.
.
B) Prep., num., pron., adj.
Errado.
Preposição: palavra invariável que une dois termos de uma oração, subordinando um ao outro, de tal modo que o sentido do primeiro (antecedente) é explicado ou completado pelo segundo (consequente). Ex.: Concordo com você.
As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, pe r, perante, por, sem, sob, sobre, trás.
.
C) Int., num., pron., verbo.
Errado.
Interjeição: palavra invariável que exprime emoções e sentimentos que envolvem o falante. É uma espécie de grito com que traduzimos de modo vivo nossas emoções e sentimentos. Ex.: Caramba!
.
D) Verbo, numeral, pronome, substantivo.
Certo. "Era" é verbo de ligação. "Cem" é numeral cardinal. "Eu" é pronome pessoal do caso reto. "Mundo" é substantivo simples e concreto.
Verbo: palavra variável que exprime um processo. Ao indicar um fato situado no tempo, o verbo pode exprimir ação, estado, mudança de estado ou fenômeno da natureza.
Numeral: palavra variável que indica uma quantidade exata de pessoas ou coisas ou o lugar que elas ocupam numa série. Refere-se ao substantivo, dando-lhe ideia de número. O numeral pode ser cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário.
Pronome: palavra variável em gênero, número e pessoa que representa ou acompanha o substantivo, indicando-o como pessoa do discurso ou situando-o no espaço e no tempo. São classificados em pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos e também podem ser classificados em pronomes adjetivos e pronomes substantivos.
Substantivo: palavra que usamos para nomear seres, coisas e ideias. Por ser variável, apresenta flexões em gênero, número e grau. Dividem-se os substantivos em comuns, próprios, concretos, abstratos, simples, compostos, primitivos, derivados, coletivos.
.
E) Advérbio, numeral, artigo, substantivo.
Errado.
Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica um adjetivo, um verbo ou outro advérbio. Pode ser de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, tempo e negação.
Artigo: é a palavra que se antepõe ao substantivo para determiná-lo, definindo ou indefinido o ser nomeado por esse substantivo. Dividem-se os artigos em definidos e indefinidos.
.
Gabarito: Letra D
"Era (verbo) uma raposa igual a cem (numeral) mil outras. Mas eu (pronome) fiz dela um amigo. Ela é agora única no mundo (substantivo)"
Nossa, eu até gosto que repita algumas perguntas, mas tá repetindo demais, será que é só eu que estou incomodada com isso!!!
Nossa, eu até gosto que repita algumas perguntas, mas tá repetindo demais, será que é só eu que estou incomodado com isso!!!
No mundo para mim não seria substantivo. Caso olhar é só fazer a analise sintática.
ELA = Sujeito
É = Verbo de Ligação
Agora = Adverbio de tempo
Única = Adjetivo - Predicativo do sujeito
No mundo = Adjunto adverbial de Lugar
Todas as virgulas que poderiam separar está oração são facultativas devido o "Agora" ser de curta extensão e o "no mundo" estar na ondem direta SVO. adjunto adverbial.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo