No início da ocupação e da colonização do Ceará, sua princi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1008279 História e Geografia de Estados e Municípios
No início da ocupação e da colonização do Ceará, sua principal característica era a atividade pastoril. Nesse momento, os colonizadores buscaram os índios nativos, impondo-lhes a sua maneira de viver e trabalhar. Os índios resistiram à escravidão e muitos fugiram para regiões mais distantes, longe do alcance dos portugueses. Apesar da luta e resistência dos nativos, muitos ainda foram escravizados, sendo utilizados, em sua maioria, como mão de obra:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

resistência dos nativos --> Guerra dos Bárbaros.

gente atividade pastoril remete a que? GADO, e o gado remete a que ? PECUÁRIA.

GABARITO: C

O processo de ocupação da Capitania do Ceará foi realizado de forma violenta pelos europeus que usurparam as terras indígenas no intuito de encontrar riquezas. O processo de colonização do Ceará aconteceu tardiamente comparado as principais capitanias: Pernambuco e Bahia. Isso, devido ao desconhecimento do território e a resistência indígena e a fatores naturais como as correntes marítimas que dificultavam o acesso ao território.

Na primeira década do século XVI, as Terras do Ceará, que era conhecido como Siará Grande, não chamava a atenção dos povos Europeus. O gado trazido de capitanias vizinhas, por colonizadores que vinham ocupar as sesmarias interioranas, logo se expandiu com o regime de posse de terras. As fazendas aumentavam e a produção bovina crescia a cada dia. A ocupação do Ceará Colonial se deu através do avanço da pecuária, dando origem às vilas.

Economia Colonial Cearense

A pecuária: Os sertões cearenses foram desbravados em função dela

A carta Régia (1701): Proibição da criação de gado a menos de 10 léguas da costa em respeito ao plantio da cana de açúcar

Sesmarias: era um lote de terras distribuído a um beneficiário, em nome do rei de Portugal, com o objetivo de cultivar terras virgens e cobrava impostos sobre o gado, couro, carne...

Guerra dos Bárbaros: Revolta dos índios contra os europeus

Absenteísmo: Expansão da Pecuária, vaqueiro (homem livre) - quarteação.  

Mão de obra no período: predominava o trabalho livre, de brancos pobres, mulatos, caboclos, negros e indígenas submetidos. Menor utilização de negros escravizados.

Charqueadas: declínio da venda de gado, é melhor vender a carne conservada no sal, o couro. Ocorria da divisão do trabalho. A decadência teve como causa a seca e o cultivo do algodão.

Cotonicultura: algodão Século XVII

Confederação dos Cariris: defesa do território pelos nativos teve como destaque a aliança intertribal

Apesar da luta e resistência dos nativos, muitos ainda foram escravizados, sendo utilizados, em sua maioria, como mão de obra PECUÁRIA.

GABARITO: C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo