Sobre o trecho do título "Capixabas dão show de solidarieda...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1799068 Português
TEXTO
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

Empatia: capixabas dão show de solidariedade em vários lugares do Espírito Santo Diante do Novo Coronavírus, alguns capixabas buscaram levar amor e ajudar os que mais sofrem neste momento
Atualizado 27/03/2020 07:01:11
Em meio à pandemia do Novo Coronavírus que atinge o mundo todo e também o Espírito Santo, capixabas esbanjam empatia e o sentimento de solidariedade toma conta de muita gente! Foi o caso do dono de um restaurante localizado em Vila Velha, que abriu as portas do estabelecimento e distribuiu pratos de comida para moradores em situação de rua.
"A partir de hoje, quem mora na rua e precisa comer vai vim até meu restaurante que eu vou distribuir comida de forma gratuita para vocês", disse em um vídeo gravado e publicado nas redes sociais.
No combate ao Novo Coronavírus, a Receita Federal também ajudou. Todos os termômetros apreendidos na Alfândega foram doados para a Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo (Sesa), uma decisão tomada pelo delegado Fabrício Betto.
Além dele, outros casos de empatia também foram vistos no Espírito Santo, como o caso do professor de matemática que ofereceu aulas de reforço online e também da dentista Mariella Gottardi, que criou uma campanha para arrecadar sabão e abastecer as comunidades. "Eu abri uma conta e juntei uma verba com todos meus amigos. Recebi o apoio de supermercados que me ajudaram a distribuir os donativos. Além disso, reforço que toda minha ação foi sem sair de casa", concluiu a profissional da área de saúde.
Em uma rede de hotel, por exemplo, faltam turistas, mas não falta amor. Luzes foram acessas em formato de coração e fé. Um movimento voltado para população em situação de rua, fez uma campanha pedindo ajuda para todos os moradores que neste momento enfrentam a falta de alimentos e produtos de higiene. Em um vídeo publicado, os organizadores pediam ajuda a toda população capixaba.

Disponível em:
https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/03/2020/empatia-capixabas-dao-show-de-solidariedade-em-varios-lugares-do-espirito-santo. Acesso em 30/08/2020.
Sobre o trecho do título "Capixabas dão show de solidariedade em vários lugares do Espírito Santo", assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: E

Trata-se de uma oração com sujeito simples.

Quem dá show de solidariedade? Capixabas - sujeito simples (apenas um núcleo).

A questão é de sintaxe e quer que identifiquemos a alternativa correta em relação à oração "Capixabas dão show de solidariedade em vários lugares do Espírito Santo". Vejamos:

 .

Sujeito: é o termo sobre o qual o restante da oração diz algo. Ex.: Pessoas inteligentes estudam muito.

Para identificarmos o sujeito, devemos fazer a pergunta “quem?, o quê? ou quê?” ANTES do verbo. Ex.: Quem "estudam muito"? R.: Pessoas inteligentes.

 .

A) Trata-se de uma oração com sujeito composto.

Errado.

Sujeito composto: possui dois ou mais núcleos. Ex.: João e Maria passaram no concurso. (“João” e “Maria” são os núcleos)

 .

B) Trata-se de uma oração sem sujeito.

Errado.

Sujeito inexistente ou oração sem sujeito: há orações constituídas apenas de predicado. Os verbos utilizados nas orações sem sujeito são denominados impessoais. São usados sempre na 3ª pessoa do singular e, se acompanhados de verbos auxiliares, transmitem a eles sua impessoalidade. Ex.: Faz 10 anos que me formei (e não fazem 10 anos...). Vai fazer 15 anos que ministro aula (e não vão fazer).

 .

C) Trata-se de uma oração com sujeito indeterminado.

Errado.

Sujeito indeterminado: quando o sujeito não está expresso na oração. Ex.: Atropelaram uma senhora na rua. (Quem atropelou a senhora? Não se sabe!)

Pode ser construído de duas formas:

a) Verbo na 3ª pessoa do plural (ELES), sem referência.

Ex.: Passaram na prova.

 

b) Verbo na 3ª pessoa do singular + SE

1º caso: VTI + SE + PREPOSIÇÃO: Ex.: Precisa-se de professores.

2º caso: VI + SE (+ advérbio): Ex.: Estuda-se muito aqui.

3º caso: VL + SE: Ex.: É-se feliz naquela cidade.

 .

D) Trata-se de uma frase nominal.

Errado.

Frase Nominal: é a frase não possui verbos em sua construção. Ex.: cuidado!, silêncio!

 .

E) Trata-se de uma oração com sujeito simples.

Certo. O sujeito simples da oração é "capixabas".

Sujeito simples: possui um só núcleo. Ex.: O menino estuda muito. ("menino" é núcleo)

 .

Gabarito: Letra E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo