O estado do Ceará passou quase todo o século XX nas mãos do...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1008282 História e Geografia de Estados e Municípios
O estado do Ceará passou quase todo o século XX nas mãos dos coronéis, período chamado de coronelismo. No entanto, em 1986, o então jovem candidato Tarso Jereissati ganhou as eleições diretas para governador e marcou uma nova era de empresários na política. Seu slogan “governo das mudanças” mexeu com a estrutura política do estado do Ceará. Com base nesse contexto, analise as afirmativas seguintes.
I - Apesar de defender uma mudança na estrutura política do estado, seu governo manteve as relações clientelistas e com o apoio dos coronéis municipais, garantindo uma boa aceitação popular. II - Tasso Jeressati vem de uma família tradicional mais ligada ao comércio e à indústria, tendo formação acadêmica em administração; seu intuito foi de preparar o Ceará para a industrialização e o crescimento econômico do qual fazia parte. III - Em termos reais, o governo Tasso Jereissati trouxe as mudanças de modernização necessária para uma industrialização e o consequente desenvolvimento econômico, mas fortaleceu ainda mais o poder dos empresários cearenses. IV - No governo de Tasso, houve uma visível mudança no núcleo gestor no qual se deu abertura para os técnicos atuarem, no sentido de um domínio de conhecimento nos setores, porém não tirou o controle do governador. V - A primeira campanha de Tasso Jereissati teve o maciço apoio das camadas médias, sindicatos e de coronéis que queriam participar do governo.
Estão corretas:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito c

>>>Tasso Jeressati vem de uma família tradicional mais ligada ao comércio e à indústria, tendo formação acadêmica em administração; seu intuito foi de preparar o Ceará para a industrialização e o crescimento econômico do qual fazia parte.

>>>Em termos reais, o governo Tasso Jereissati trouxe as mudanças de modernização necessária para uma industrialização e o consequente desenvolvimento econômico, mas fortaleceu ainda mais o poder dos empresários cearenses.

 >>>No governo de Tasso, houve uma visível mudança no núcleo gestor no qual se deu abertura para os técnicos atuarem, no sentido de um domínio de conhecimento nos setores, porém não tirou o controle do governador.

essa questão se encaixa em propaganda política?

C.II,III e IV.

I_ Errado.

o governo de Tasso Jereissati trouxe industrialização e desenvolvimento econômico.

"A eleição de Tasso Jereissati para o governo do Ceará, em 1986, inaugurou um novo ciclo de hegemonia burguesa neste Estado federativo. Este ciclo inclui, além de suas três administrações (1987-1990, 1995-1998 e 1999-2002), a de Ciro Gomes (1991-1994). Todas se caracterizaram por buscar estabelecer novas situações para a acumulação capitalista no Ceará, em sintonia com a mundialização do capital e com os processos de contra-reforma do Estado"

http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/1530/1/2008_TESE_MCQNOBRE.pdf

II- Certo. Ele é filho de empresários e casou-se com uma mulher de família de empresários. Formou-se em Administração de Empresa Fundação Getúlio Vargas (FGV)

III- Certo. Segundo as palavras de Tasso Jereissati"queremos trazer empresas que ofereçam muitas vagas, mesmo na faixa salarial de 120 a 140 dólares (...) Uma das preocupações do governo cearense é evitar a concentração de indústrias do mesmo ramo numa mesma cidade, para inibir o surgimento de sindicatos operários fortes. "

http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/1530/1/2008_TESE_MCQNOBRE.pdf

iV- Certo. Segundo o próprio Tasso Jereissati"toda a equipe de governo será montada obedecendo o critério da competência. Os homens mais competentes e comprometidos e nos lugares corretos. Este é o primeiro princípio que não posso abrir mão a nenhum tipo de barganha."

http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/1530/1/2008_TESE_MCQNOBRE.pdf

V- Errado. Os sindicatos não participaram. "O Movimento Pró-Mudanças se constituiu como um movimento suprapartidário que foi articulado pelo ex-dirigente do CIC, Amarílio Macêdo, e o sociólogo Pedro Albuquerque95, dentro outros intelectuais e lideranças políticas das classes médias. Isto ocorreu, inicialmente, como um comitê da sociedade civil que apoiava o candidato Tasso Jereissati: o “Pró-Mudanças”, também conhecido como o “braço civil” daquela campanha. "

http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/1530/1/2008_TESE_MCQNOBRE.pdf

Grancursos

Tasso Jeressati é formado em Administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, líder empresarial e governou o estado do Ceará em três gestões: 1987-1990, 1995-1998 e 1999-2002

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo