Acerca do orçamento público, julgue o item.A  lei  orçamentá...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: CRF - SE Prova: Quadrix - 2019 - CRF - SE - Administrador |
Q1152859 Administração Financeira e Orçamentária

Acerca do orçamento público, julgue o item.


A  lei  orçamentária  anual  poderá  conter  dispositivo  estranho à previsão da  receita e à  fixação da despesa,  não  se  incluindo  a  autorização  para  a  abertura  de  créditos  suplementares  e  para  a  contratação  de  operações  de  crédito,  ainda  que  por  antecipação  de  receita, nos termos da lei. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Mais uma questão sobre princípios orçamentários. 

E esta aqui, que trata do princípio da exclusividade, está mais misturada do que salada de frutas! Nossa!

Em primeiro lugar: a regra é que a lei orçamentária anual não poderá conter dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa. 

Mas existem exceções, quais sejam:

• Autorização para abertura de créditos adicionais suplementares (só os suplementares);

• Autorização para contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita orçamentária (ARO).

Assim, de certa forma, o primeiro período da questão até está correto: a LOA, de forma excepcional, poderá conter dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa. 

Acontece que, como acabamos de ver, a autorização para abertura de créditos suplementares e a autorização para contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, podem ser incluídas na LOA, ao contrário do que afirmou a questão. Por isso que ela está errada!

Para confirmar, vamos conferir o texto da CF/88:

Art. 165, § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

Isso sim está correto. Existe uma proibição: a proibição de não colocar dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa na LOA. Mas, nessa proibição, não se incluem:

• a autorização para abertura de créditos adicionais suplementares; e 

• a autorização para contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita orçamentária (ARO).

Perceba como a banca fez um “joguinho" com as expressões:

• “conterá" e “não conterá"; e

• “não se incluindo a autorização" e “não se incluindo na proibição".

Questão até sagaz, mas não engana o aluno preparado! Vamos nessa!

Gabarito do professor: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta: Errado

CF - Art. 165, § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

GABARITO: ERRADO

Princípio da exclusividade:

De acordo com o § 8 2 do art. 165 da Constituição Federal, a Lei Orçamentária Anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para a abertura de créditos suplementares e contratações de operações de crédito, ainda que por antecipação de receitas, nos termos da lei.

O princípio da exclusividade veda a inserção de matéria estranha em leis orçamentário-financeiras. A Lei de Orçamento deverá tratar apenas de matéria financeira, excluindo-se dela qualquer outro dispositivo estranho. Assim, não pode o texto da lei orçamentária instituir tributo, por exemplo, nem qualquer outra determinação que fuja às finalidades específicas de previsão de receita e fixação de despesa.

FONTE: Orçamento Público, Afo e Lrf - Teoria e Questões - Série Provas & Concursos - Augustinho Paludo.

Consoante ao princípio da exclusividade, a LOA não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei (art. 165, § 8º, da CF/1988).

Veja que a questão infringe o princípio e CF/88 ao permitir "dispositivo estranho como regra" excluindo a exceção permitida.

Gabarito Errado

ERRADO

Conforme a CF 88 - art. 165, § 8º A lei orçamentária anual(LOA) não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita(ARO), nos termos da lei.

GAB ERRADO

§ 8º do art. 165 da CF: A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

A LOA deve conter apenas matérias atinentes à previsão das receitas e à fixação das despesas, sendo liberadas, em caráter de exceção, as autorizações para créditos suplementares e operações de crédito, inclusive por antecipação de receita orçamentária. Trata-se do princípio constitucional da exclusividade. A finalidade da LOA é a concretização dos objetivos e metas estabelecidos no PPA. É o cumprimento ano a ano das etapas do PPA, em consonância com o que foi estabelecido na LDO. Portanto, orientada pelas diretrizes, objetivos e metas do PPA, compreende as ações a serem executadas, seguindo as metas e prioridades estabelecidas na LDO.

FONTE: MEUS RESUMOS

OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo