Freud empregou a palavra “aparelho” para caracterizar uma or...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1781959 Psicologia
Freud empregou a palavra “aparelho” para caracterizar uma organização psíquica dividida em sistemas ou instâncias psíquicas, com funções específicas para cada uma delas, que estão interligadas entre si, ocupando um certo lugar na mente (Zimerman, 2007).
Com relação ao Modelo Estrutural proposto por Freud, assinale a alternativa que consta sua clássica concepção do aparelho psíquico.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - Id, ego e superego.

O Modelo Estrutural proposto por Freud é uma das contribuições mais significativas para a psicanálise. Neste modelo, Freud descreve a mente humana dividida em três instâncias: Id, Ego e Superego. Essas estruturas representam diferentes aspectos do funcionamento psicológico e são fundamentais para compreender a dinâmica dos conflitos internos que influenciam o comportamento humano.

Id: É a parte mais primitiva da mente, que opera segundo o princípio do prazer, buscando satisfação imediata das necessidades e desejos instintivos.

Ego: Atua como mediador entre as demandas do Id e a realidade externa, funcionando de acordo com o princípio da realidade. O Ego busca formas realistas e socialmente aceitáveis de satisfazer os desejos do Id.

Superego: Representa a internalização dos valores morais e sociais, funcionando como uma espécie de juiz ou censor, que critica e proíbe impulsos inaceitáveis do Id.

Vamos agora analisar as alternativas incorretas:

A - Ponto de vista econômico: Esta perspectiva refere-se à quantidade e à distribuição de energia psíquica na mente, conceitos que Freud também explorou, mas não estão diretamente relacionados ao Modelo Estrutural.

B - Consciente, pré-consciente e inconsciente: Estas são as partes do Modelo Topográfico da mente, uma concepção anterior de Freud que descreve diferentes níveis de consciência.

C - Modelo topográfico: Como mencionado, este é um outro modelo proposto por Freud, que organiza a mente em termos de níveis de acesso à consciência, não em termos de estruturas funcionais como o Id, Ego e Superego.

D - Neurose, psicose e perversão: Estas são categorias de distúrbios mentais na teoria freudiana, que não descrevem a estrutura do aparelho psíquico, mas sim diferentes formas de manifestação psicopatológica.

Em conclusão, a alternativa E - Id, ego e superego é a correta, pois se refere ao Modelo Estrutural de Freud, que é a organização clássica do aparelho psíquico em suas três instâncias fundamentais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito E.

"Na primeira tópica, Freud propôs que a mente é constituída por três sistemas: o consciente (Cs), o pré-consciente (Pcs) e o inconsciente (Ics), cada qual com seu tipo de processo e sua energia de investimento, sendo que cada sistema exerce funções diferentes."

Insatisfeito com o “Modelo Topográfico”, porquanto esse não conseguia explicar muitos fenômenos psíquicos, Freud elaborou uma segunda teoria, a segunda tópica. Na segunda tópica, Freud estabeleceu a sua clássica concepção do aparelho psíquico, conhecido como “modelo estrutural” ou “dinâmico”, tendo em vista que a palavra “estrutura” significa um conjunto de elementos que têm funções específicas, porém que interagem permanentemente e se influenciam reciprocamente. Essa concepção estruturalista ficou cristalizada em “O ego e o id”, de 1923, e consiste em uma divisão da mente em três instâncias psíquicas: o id, o ego e o superego2. 

clássica concepção do aparelho psíquico - estrutura - 2 tópica- id, ego e superego

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo