O ensaio de compactação de solos é conhecido como ensaio de:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1243250 Engenharia Civil
O ensaio de compactação de solos é conhecido como ensaio de:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O ensaio de Capacidade de Suporte Califórnia (CBR) foi concebido pelo Departamento de Estradas de Rodagem da California (USA) para avaliar a resistência dos solos. No ensaio de CBR, é medida a resistência à penetração de uma amostra saturada compactada segundo o método Proctor.

A) SPT

O ensaio de penetração padronizado, também chamado de Standart Penetration Test (SPT), é executado no transcorrer da sondagem a percussão com o propósito de se obterem índices de resistência à penetração do solo (Norma ABNT NBR 6484). É a técnica de investigação geotécnica mais popular, devido ao baixo custo e à simplicidade do equipamento.

B) CBR

O ensaio ISC - Índice de Suporte Califórnia, popularmente conhecido como CBR - California Bearing Ratio, esse ensaio foi desenvolvido a fim de avaliar o potencial de ruptura do subleito (afundamentos plásticos).

Por definição, CBR expressa a relação entre a resistência à penetração de um cilindro padronizado numa amostra do solo compactado e a resistência do mesmo cilindro em uma pedra britada padronizada. O ensaio permite, também, obter um índice de expansão do solo durante o período de saturação por imersão do corpo-de-prova (96 horas).

C) LL e LP

Conhecido também como Limites de Atterberg, estes ensaios permitem determinar os limites de consistência do solo.

Limite de Liquidez (LL): é o valor de umidade no qual o solo passa do estado líquido para o estado plástico. Esse limite é determinado com auxílio do aparelho de Casagrande no qual se determina o teor de umidade que, com 25 golpes.

Limite de Plasticidade (LP): é o valor de umidade na qual o solo passa do estado plástico para o estado semi-sólido. É o limite no qual o solo começa a se quebrar em pequenas peças, quando enrolado em bastões de 3 mm de diâmetro.

D) Proctor

O ensaio de compactação, hoje em dia, é conhecido como Ensaio normal de Proctor (ou AASHTO Normal).

 Através dele é possível obter a densidade máxima do maciço terroso, condição que otimiza o empreendimento com relação ao custo e ao desempenho estrutural e hidráulico. Consiste em se compactar uma amostra dentro de um recipiente cilíndrico, com aproximadamente 1.000 cm³, em 3 camadas sucessivas, sob a ação de 25 golpes de um soquete pesando 2,5 kg, caindo de 30,5 cm de altura.

E) Adensamento

"A repetição é a mãe de todos os dons."

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo