O autor, no texto em questão, 

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2006 Banca: FCC Órgão: BACEN Prova: FCC - 2006 - BACEN - Técnico |
Q2248647 Português
A questão de número baseia-se no texto apresentado abaixo.

           Não há, com relação a doces, nem com relação a guisados, um gosto que, apenas fisiológico, seja especificamente universal: do Homem e não de homens situados; da sociedade humana e não de uma sociedade; de todas as sociedades e não de umas tantas sociedades. O que Marx impugnou em Hegel com relação à Idéia – que seria um princípio metafísico ou uma essência poderia impugnar ao teórico do Paladar que o considerasse expressão de um princípio apenas fisiológico, independente de circunstâncias, em vez de expressão, principalmente, de um “princípio social”. Machado acertou. Revelouse um sociólogo dos que opõem à tirania do essencial a validade do existencial. Pois a verdade parece ser realmente esta: a das nossas preferências de paladar serem condicionadas, nas suas expressões específicas, pelas sociedades a que pertencemos, pelas culturas de que participamos, pelas ecologias em que vivemos os anos decisivos da nossa existência.

(Gilberto Freyre, Açúcar. Coleção Canavieira n. 2. Divulgação do Ministério da Indústria e do Comércio, Instituto do Açúcar e do Álcool, 1969, p. 44)
O autor, no texto em questão, 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

e) defende uma opinião pessoal, tomando como base idéias expostas por filósofos e escritores anteriores a ele.

"Pois a verdade parece ser realmente esta" >> E faz referência a filósofos como Marx e Hegel e escritor como Machado.

"Machado acertou", com esta afirmação podemos ver a subjetividade do texto expressa pela opinião do autor e não um conhecimento ou fato aceito por todos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo