Com base no texto “Temperaturas decadais extremas e média e...
TEXTO 1
Temperaturas decadais extremas e média em São Bento do Una
São Bento do Una localiza-se na mesorregião Agreste e na microrregião do Vale do Ipojuca no Estado de Pernambuco, limitando-se a norte com Belo Jardim, a sul com Jucati, Jupi e Lajedo, a leste com Cachoeirinha, e a oeste com Capoeiras, Sanharó e Pesqueira. A área municipal representa 0.72% do Estado de Pernambuco. Com população ‘estimada de 58.251 habitantes e com densidade demográfica de 74,03 hab/km², São Bento do Una está inserido na unidade geoambiental do Planalto da Borborema, formada por maciços e outeiros altos, com altitude variando entre 650 e 1.000 metros. Ocupa uma área de arco que se estende do sul de Alagoas até o Rio Grande do Norte. O relevo é geralmente movimentado, com vales profundos e estreitos dissecados. Com respeito à fertilidade dos solos é bastante variada, com certa predominância de média para alta. A área da unidade é recortada por rios perenes, porém de pequena vazão e o potencial de água subterrânea é baixo. A vegetação desta unidade é formada por Florestas Subcaducifólica e Caducifólica, próprias das áreas agrestes. São Bento do Una tem o clima Tropical Chuvoso, com verão seco, a quadra chuvosa se inicia em fevereiro com chuvas de pré-estação (chuvosa de pré-estação são as que ocorrem antes da quadra chuvosa) com seu término ocorrendo no final do mês de agosto e podendo se prolongar até a primeira quinzena de setembro. O trimestre chuvoso centra-se nos meses de maio, junho e julho e os seus meses secos ocorrem entre outubro, novembro e dezembro. Os fatores provocadores de chuvas no município são a contribuição da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), formação dos vórtices ciclônicos de altos níveis (VCAS), contribuição dos ventos alísios de nordeste no transporte de vapor e umidade, os quais condensam e formam nuvens, provocando chuvas de moderadas a fortes intensidades (MEDEIROS, 2016).
Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/751/621. Acesso em: 11 out. 2023. (adaptado)
Com base no texto “Temperaturas decadais extremas e média em São Bento do Una”, analise as afirmativas a seguir:
I. As temperaturas em São Bento do Una sofrem uma variação constante ao longo do ano devido a eventos climáticos que caracterizam a região, como a formação dos vórtices ciclônicos de altos níveis (VCAS).
II. A localização de São Bento do Una na unidade geoambiental do Planalto da Borborema é o fator determinante para o favorecimento da alta fertilidade do solo em toda a região.
III. Porque localiza-se no agreste do estado de Pernambuco, São Bento do Una precisa lidar com verões secos, uma vez que o período chuvoso e de pré-estação dura menos que seis meses.
Marque a alternativa correta:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I. As temperaturas em São Bento do Una sofrem uma variação constante ao longo do ano devido a eventos climáticos que caracterizam a região, como a formação dos vórtices ciclônicos de altos níveis (VCAS). ERRADO
, Linha 10. Os fatores provocadores de chuvas no município são a contribuição da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), formação dos vórtices ciclônicos de altos níveis (VCAS), Linha 10.
II. A localização de São Bento do Una na unidade geoambiental do Planalto da Borborema é o fator determinante para o favorecimento da alta fertilidade do solo em toda a região. ERRADO
Linha 5- Com respeito à fertilidade dos solos é bastante variada, com certa predominância de média para alta.
III. Porque localiza-se no agreste do estado de Pernambuco, São Bento do Una precisa lidar com verões secos, uma vez que o período chuvoso e de pré-estação dura menos que seis meses.
Linha 8- a quadra chuvosa se inicia em fevereiro com chuvas de pré-estação (chuvosa de pré-estação são as que ocorrem antes da quadra chuvosa) com seu término ocorrendo no final do mês de agosto. (Que dá 6meses)
GAB. B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo