Segundo Marx, a expressão 20 metros de linho = 1 casaco deno...
Segundo Marx, a expressão 20 metros de linho = 1 casaco denota que
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C
Para entender a questão referente à teoria de Karl Marx sobre valor e mercadoria, é fundamental compreender alguns conceitos básicos que ele introduziu em sua obra "O Capital". Marx analisa como as mercadorias têm tanto um valor de uso quanto um valor de troca. O valor de uso se refere à utilidade de um objeto, enquanto o valor de troca é medido pela quantidade de trabalho socialmente necessário para produzi-lo.
Vamos agora abordar cada uma das alternativas para esclarecer por que a alternativa C é a correta e as demais estão equivocadas:
A - há equivalência material entre as duas mercadorias.
Esta alternativa está incorreta porque não se trata de uma equivalência material entre as mercadorias, mas de uma equivalência em termos de valor de troca. Marx afirma que o valor de troca de uma mercadoria é o que a torna comparável a outra, não sua composição material.
B - o casaco apresenta-se sob a forma de valor relativo.
Esta alternativa está incorreta porque, na expressão dada, são os 20 metros de linho que estão expressando seu valor relativo em termos de casaco. O casaco, nesse contexto, serve como equivalente, não como a expressão de valor relativo.
C - o casaco apenas se apresenta como material para a expressão do valor de outra mercadoria.
Esta é a alternativa correta. De acordo com Marx, na expressão "20 metros de linho = 1 casaco", o casaco está sendo usado para expressar o valor do linho. Ele não está sendo avaliado em si, mas serve como referência para expressar o valor do linho.
D - vinte metros de linho equivalem a vinte metros de linho.
Esta alternativa é tautológica e incorreta. Ela não resolve o problema da equivalência em termos de valor de troca, apenas reafirma o valor de uso do linho.
E - há igualdade dos valores de uso entre o linho e o casaco.
Esta alternativa está incorreta porque confunde valor de uso com valor de troca. A igualdade mencionada por Marx refere-se ao valor de troca, que é baseado no trabalho necessário para produzir as mercadorias, e não na utilidade (valor de uso) dessas mercadorias.
Em suma, a questão aborda a teoria do valor de Karl Marx, enfocando como as mercadorias expressam seus valores relativos por meio de outras mercadorias. A correta interpretação dos conceitos de valor de uso e valor de troca é crucial para entender a relação apresentada na questão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo