Analise as alternativas abaixo acerca do tema "Saúde públic...
I.O acesso à água potável é determinante para a saúde, pois impacta diretamente nas condições de vida das pessoas. Porém, o problema da falta de água potável não tem nenhuma relação com o saneamento básico deficiente. II.Os serviços de saneamento são básicos para a Saúde Pública, assim devem ser acessíveis a toda a população, independentemente do nível socioeconômico e da sua localização, urbana ou rural. III.Os serviços de saneamento devem ser abrangentes, incluindo práticas como: abastecimento de água; esgotamento sanitário (inclusive tratamento de efluentes); coleta e disposição adequada de resíduos sólidos; drenagem urbana; melhorias sanitárias domiciliares e de estabelecimentos públicos.
Qual (is) afirmativa (s) está (ão) CORRETA (S)?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa D - Apenas II e III é a correta.
Vamos entender o porquê:
I. Afirmativa: "O acesso à água potável é determinante para a saúde, pois impacta diretamente nas condições de vida das pessoas. Porém, o problema da falta de água potável não tem nenhuma relação com o saneamento básico deficiente."
Essa afirmativa é incorreta. O acesso à água potável está diretamente relacionado ao saneamento básico. A falta de serviços adequados de saneamento, como o tratamento e distribuição de água, pode resultar em um fornecimento deficiente ou inexistente de água potável, impactando negativamente a saúde pública.
II. Afirmativa: "Os serviços de saneamento são básicos para a Saúde Pública, assim devem ser acessíveis a toda a população, independentemente do nível socioeconômico e da sua localização, urbana ou rural."
Essa afirmativa é correta. O saneamento básico é essencial para prevenir doenças e promover a saúde pública. É fundamental que esses serviços sejam universalmente acessíveis, garantindo que todos, independentemente de sua localização ou condição socioeconômica, tenham acesso a condições de vida dignas e seguras.
III. Afirmativa: "Os serviços de saneamento devem ser abrangentes, incluindo práticas como: abastecimento de água; esgotamento sanitário (inclusive tratamento de efluentes); coleta e disposição adequada de resíduos sólidos; drenagem urbana; melhorias sanitárias domiciliares e de estabelecimentos públicos."
Essa afirmativa também é correta. Os serviços de saneamento devem ser amplos e englobar uma variedade de práticas que assegurem a saúde ambiental e pública. Isso inclui não apenas a provisão de água potável, mas também o manejo de esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana, que juntos formam a base de um ambiente saudável.
Resumo: As alternativas II e III são coerentes com os princípios de saúde pública e saneamento básico, enquanto a I contém uma afirmação errônea sobre a relação entre água potável e saneamento.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: letra D
O Programa de Saneamento Básico, cuja execução está a cargo da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), foi criado com o objetivo inicial de prover saneamento básico aos municípios com menos de 30.000 habitantes, para eliminar as condições ambientais responsáveis pela ocorrência de agravos à saúde ou que ofereçam riscos ao seu aparecimento. Posteriormente, por conta de avaliações epidemiológicas, foi ampliado o campo de atuação do Programa, abrangendo populações maiores e sendo composto das seguintes ações: abastecimento de água; esgotamento sanitário; coleta e destinação de resíduos sólidos; melhorias sanitárias domiciliares;
Atualmente, o Programa de Saneamento Básico tem seu funcionamento orientado pelos seguintes princípios: Critérios de elegibilidade e prioridade, para aplicação de recursos fi nanceiros, tendo como base critérios epidemiológicos e condições específi cas – utilização de indicadores epidemiológicos para a defi - nição de prioridades das ações de saneamento –, para a seleção dos município que poderão pleitear, por meio de convênios específi cos, a utilização dos recursos disponíveis.
Integração das ações de saneamento e saúde – o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação das ações de saneamento devem ser feitos em conjunto com o setor de Saúde, em todas as suas fases, de forma a maximizar o impacto positivo sobre as condições sanitárias da população.
Universalidade do acesso – os serviços de saneamento são básicos para a Saúde Pública; conseqüentemente, devem ser acessíveis a toda a população, independentemente do nível socioeconômico e da sua localização, urbana ou rural. Integralidade das ações – os serviços de saneamento devem ser abrangentes, incluindo práticas como: abastecimento de água; esgotamento sanitário (inclusive tratamento de efl uentes); coleta e disposição adequada de resíduos sólidos; drenagem urbana; melhorias sanitárias domiciliares e de estabelecimentos públicos. Deve merecer especial atenção o destino adequado de dejetos e resíduos de estabelecimentos assistenciais de saúde, controle de vetores e roedores, controle da qualidade da água e educação em saúde e ambiental.
Participação e controle social – os serviços e as ações de saneamento devem ser geridos com a participação da sociedade, por meio dos diversos mecanismos de controle social existentes, afi m de garantir a sustentabilidade das ações implementadas.
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saneamento.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo