Para qualquer edificação, deve ser feita uma campanha de inv...
Para qualquer edificação, deve ser feita uma campanha de investigação geotécnica preliminar, constituída no mínimo por sondagens a percussão (com SPT), visando a determinação da estratigrafia e classificação dos solos, a posição do nível d’água e a medida do índice de resistência à penetração NSPT. Independentemente da extensão da investigação geotécnica preliminar realizada, devem ser feitas investigações adicionais sempre que, em qualquer etapa da execução da fundação, forem constatadas diferenças entre as condições locais e as indicações fornecidas pela investigação preliminar, de tal forma que as divergências fiquem completamente esclarecidas. Diante disso, os ensaios de campo visam determinar parâmetros de resistência, deformabilidade e permeabilidade dos solos, sendo que alguns deles também fornecem a estratigrafia local. Alguns parâmetros são obtidos diretamente e outros por correlações. Em relação ao exposto, analise as assertivas a seguir:
I. Ensaio de palheta (vane test): é empregado na determinação da resistência ao cisalhamento, não drenada, de solos moles.
II. Ensaio de Piezocone (CPTU): permite a medida da poropressão gerada durante o processo de cravação e, eventualmente, sua dissipação.
III. Ensaio de placa: consiste em uma prova de carga direta sobre o terreno, com o objetivo de caracterizar a deformabilidade e a resistência do solo sob carregamento de fundações rasas.
Quais estão corretas?