Acerca de gerência de projeto, julgue o próximo item.Para a ...
Acerca de gerência de projeto, julgue o próximo item.
Para a análise interna de um diagnóstico estratégico, um dos
modelos mais recentes é o VRIO, que, além de apontar pontos
fracos e fortes da organização, indica se o recurso da
organização gera desvantagem, paridade ou vantagem
competitiva.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é C - certo.
Vamos entender melhor o motivo por trás dessa escolha. A questão trata da análise interna de um diagnóstico estratégico utilizando o modelo VRIO. Esse modelo é uma ferramenta utilizada para avaliar os recursos e capacidades de uma organização, com o propósito de identificar se eles têm o potencial de proporcionar uma vantagem competitiva. O acrônimo VRIO refere-se a quatro perguntas que devem ser feitas sobre um recurso ou capacidade para determinar seu potencial estratégico:
- V: Valor - O recurso ou capacidade permite que a organização explore uma oportunidade ou neutralize uma ameaça?
- R: Raridade - Quantas empresas já possuem este recurso ou capacidade?
- I: Imitabilidade - É caro para outras empresas imitar este recurso ou capacidade?
- O: Organização - A empresa está organizada para explorar o recurso ou capacidade?
Se um recurso é valioso, raro, custoso de imitar e a organização está estruturada para explorá-lo, ele pode oferecer uma vantagem competitiva sustentável. Caso contrário, o recurso pode gerar desde desvantagens competitivas até paridade.
A questão está correta ao afirmar que o modelo VRIO aponta pontos fortes e fracos da organização, além de indicar se um recurso gera desvantagem, paridade ou vantagem competitiva. Isso porque o modelo permite uma análise profunda dos recursos internos, levando em consideração essas variáveis.
Alternativa incorreta: A afirmação seria incorreta se o modelo não fosse usado para avaliar a vantagem competitiva ou se os elementos do acrônimo VRIO não abarcassem os aspectos mencionados na questão.
Compreender o modelo VRIO e sua aplicação em análise estratégica é fundamental para gestores e candidatos a concursos em áreas relacionadas a gestão e administração.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito Certo
VRIO: modelo para análise de tomada de decisão
V: valores
R: raridade
I: imitação
O: organização
MODELO VRIO
Colocando os recursos internos da organização como potencializadores de vantagem competitiva sustentável, em vez de o ambiente externo, o livro "Administração Estratégica e Vantagem Competitiva" dos Professores J. B. Barney e W.S. Hesterly, apresenta um elemento inédito: um modelo integrador amplo o suficiente para ser aplicado na análise de casos e cenários de negócios e simples o suficiente para ser compreendido e compartilhado.
Chama-se VRIO: Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização.
VRIO, é um mecanismo que integra dois modelos teóricos existentes: a perspectiva de posicionamento e a visão baseada em recursos. É a principal ferramenta para se conduzir uma análise interna. Representa quatro questões ou perguntas que uma pessoa deve fazer sobre um recurso ou capacidade para determinar seu potencial competitivo:
A questão do valor: o recurso permite que a empresa explore uma oportunidade ambiental e/ou neutralize uma ameaça do ambiente?
A questão da raridade: o recurso é controlado atualmente por apenas pequeno número de empresas competidoras?
A questão da imitabilidade: as empresas sem esse recurso enfrentam uma desvantagem de custo para obtê-lo ou para desenvolvê-lo?
A questão da organização: as outras políticas e processos da empresa estão organizados para dar suporte à exploração de seus recursos valiosos, raros e custosos de imitar?
Fonte: Barney, Jay B. e Hesterly, William S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva; tradução Monica Rosemberg; revisão técnica Pedro Zanni. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo