Acerca de gerência de projeto, julgue o próximo item.O model...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q543883 Gerência de Projetos

Acerca de gerência de projeto, julgue o próximo item.

O modelo que comumente tem sido usado para análise externa por sua visão sistêmica é o das cinco forças de Porter.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão é E - errado.

Vamos entender o porquê. A questão aborda a análise externa de um projeto através da visão sistêmica, mencionando o modelo das cinco forças de Porter. Este conceito é fundamental em estratégia empresarial e não diretamente em gerência de projetos.

O modelo das cinco forças de Porter é amplamente utilizado para analisar a competitividade de uma empresa em seu mercado, e não especificamente para a análise externa em gerenciamento de projetos. Ele considera cinco forças principais que afetam a competitividade e lucratividade: concorrência entre empresas no setor, poder de barganha dos clientes, poder de barganha dos fornecedores, ameaça de novos entrantes e ameaça de produtos ou serviços substitutos.

No contexto de gerenciamento de projetos, as análises externas geralmente estão relacionadas a fatores que podem impactar o projeto, como mudanças no mercado, legislação, tecnologias emergentes, entre outros. Uma ferramenta mais comum para essa análise seria o SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), que oferece uma visão tanto interna quanto externa.

A alternativa E - errado é correta porque a questão afirma que o modelo de Porter é utilizado para análise externa na gerência de projetos, o que não é o caso. Embora as cinco forças possam ser relevantes para o contexto geral de estratégia empresarial, não são o instrumento primário na análise de projetos em uma perspectiva de visão sistêmica.

Espero que essa explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre o tema e sobre o porquê da resposta correta ser equivocada no contexto apresentado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: ERRADO.


Até onde eu sei, não são cinco forças de Porter, mas sim três.


Enfoque: atuação voltada para um nicho de mercado específico

Diferenciação: entrega ao mercado de produtos com alto valor agregado, com mais qualidade, alta tecnologia.

Custos: redução de custos de produção através da vantagem competitiva.


Se alguém puder compartilhar algo mais, por favor.


Bons estudos!

Errado

Caro Leandro Henrique, na verdade 3 (três) são as Estratégias genéricas de Porter, e 5 (cinco) são as Forças que atuam dentro dessas estratégias. 

Em seu livro Estratégia Competitiva (Competitive Strategy) Porter descreve três principais tipos de estratégias fundamentais para firmar um potencial planejamento ofensivo. Podemos sintetizá-las como CUSTO, DIFERENCIAÇÃO e FOcO. A primeira estratégia de Custo é focada na busca pela eficiência e maximização de produção e de volume de uma empresa, além do controle eficiente da distribuição da renda publicitária, pesquisa e assistência técnica. Dentro deste segmento pode-se destacar ainda a importância do preço, como o principal diferencial para o consumidor. A segunda estratégia denominada Diferenciação, possui como foco o investimento na imagem, nos canais de distribuição, em pesquisa, na capacitação técnica dos funcionários, na pesquisa de mercado e assistência técnica. Este tipo de estratégia possui como principal destaque a diferenciação dos serviços e produtos com o intuito de oferecer as melhores opções do mercado ao público consumidor. Como forma de aprimorar e fortalecer ainda mais as anteriores, a estratégia de Foco centraliza as ações em selecionar um alvo específico, de acordo com a segmentação do mercado e demais características, para oferecer um produto ou serviço exclusivo a determinado público consumidor, desta maneira poderá alcançar o status de único por seu consumidor.

Para compreender melhor a aplicabilidade destas três estratégias é preciso conhecer ainda as Cinco Forças (definidas como uma análise da competitividade entre as empresas). Os cinco fatores que complementam as estratégias competitivas são:

1 Rivalidade dos Concorrentes;

2 Poder de Negociação dos Clientes;

3 Poder de Negociação dos Fornecedores; 

4 Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes;

5 Ameaça de Produtos Substitutos.

Fonte: http://www.rafaelrez.com/marketing/estrategias-de-porter-diferenciacao-preco-e-segmentacao/

Bons estudos!
A questão está errada pois a análise de Porter é de "dentro para fora", a partir das competências internas.

A questão se referiu a gerência de projetos não achei vínculo com Porter.

Acredito que o erro esteja em análise externa, já que o Modelo das 5 Forças de Porter é mais amplo e trata de gestão competitiva, o que inclui: analisar o ambiente competitivo (externo) + desenvolver estratégias e mecanismos afim de minimizar os efeitos da concorrência e criar valor para a empresa (interno).

 

Para analisar sua vantagem competitiva, a organização deve buscar encontrar uma posição em que possa se defender contra as forças ou influenciá-las a seu favor, sustentando sua estratégia. Aqui, são considerados pontos fortes e fracos da organização frente às oportunidades e ameaças presentes no ambiente (sim, o Modelo de Porter está intimamente ligado à análise SWOT).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo