São fatores predisponentes ao câncer de estômago, exceto:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a identificação de fatores predisponentes ao câncer de estômago. Para resolver essa questão, é necessário ter conhecimentos básicos de gastroenterologia e entender quais condições ou hábitos de vida estão associados a um maior risco de desenvolvimento desse tipo de câncer.
Alternativa correta: A - Coledocolitíase
Justificativa: A coledocolitíase, que é a presença de cálculos biliares no ducto biliar comum, não está associada ao câncer de estômago. Esta condição está mais relacionada a complicações hepáticas e pancreáticas, mas não ao desenvolvimento de neoplasias gástricas.
Alternativas incorretas:
B - Infecção pelo Helicobacter pylori
A infecção pelo Helicobacter pylori é um fator de risco bem estabelecido para o câncer de estômago. Esta bactéria pode causar inflamação crônica na mucosa gástrica, o que aumenta o risco de desenvolvimento de úlceras e eventualmente de câncer gástrico.
C - Tabagismo
O tabagismo é um hábito que está associado a um risco aumentado de vários tipos de câncer, incluindo o câncer de estômago. As substâncias nocivas presentes no cigarro podem danificar a mucosa gástrica, contribuindo para a carcinogênese.
D - Úlcera péptica crônica
A úlcera péptica crônica pode ser uma condição predisponente ao câncer de estômago, especialmente quando associada à infecção por Helicobacter pylori. A inflamação contínua e a regeneração celular crônica podem levar a alterações malignas na mucosa gástrica.
Portanto, a única alternativa que não é um fator predisponente para o câncer de estômago é a A - Coledocolitíase.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo