Adolescente do sexo feminino é atendida em pronto atendi...
A presença de atipia linfocitária acima de 10% é comum na infecção pelo vírus Epstein-Barr e se caracteriza morfologicamente por apresentar um tamanho maior que o normal, citoplasma basofílico e vacuolado e núcleo lobulado.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa C está correta.
Vamos entender por que a questão está correta e quais são os conceitos importantes para o diagnóstico da mononucleose infecciosa, uma doença causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV).
Mononucleose Infecciosa: Essa condição é comumente conhecida como a "doença do beijo" devido à sua transmissão frequente através da saliva. Os principais sintomas incluem febre, odinofagia (dor de garganta), linfadenopatia cervical (aumento dos gânglios linfáticos no pescoço), e esplenomegalia (aumento do baço).
Atipia Linfocitária: Na mononucleose infecciosa, é comum observar uma atipia linfocitária acima de 10%. Os linfócitos atípicos, também conhecidos como células de Downey, se caracterizam por serem maiores que os normais, apresentarem um citoplasma basofílico e vacuolado, além de núcleos lobulados. Essas características morfológicas são uma resposta imune ao EBV, que infecta preferencialmente os linfócitos B.
A questão destaca precisamente esse achado laboratorial característico da mononucleose, justificando a escolha da alternativa C como correta.
Entender a apresentação clínica e laboratorial da mononucleose é essencial para o diagnóstico diferencial em adolescentes com febre e linfadenopatia, diferenciando-a de outras infecções virais e bacterianas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo