Segundo Angerami-Camon (2003, p. 23), no que concerne à Psic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: UNIOESTE Órgão: UNIOESTE Prova: UNIOESTE - 2022 - UNIOESTE - Psicólogo |
Q1951040 Psicologia
Segundo Angerami-Camon (2003, p. 23), no que concerne à Psicologia Hospitalar, em seus objetivos e parâmetros, é correto afirmar, EXCETO:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a alternativa D, pois ela é a única incorreta segundo os ensinamentos de Angerami-Camon (2003).

Alternativa D: Incorreta. A afirmação de que o processo de hospitalização deve ser entendido como um mero processo de institucionalização hospitalar está equivocada. Na realidade, a hospitalização envolve muito mais do que apenas o ato de ser institucionalizado. Ela implica um conjunto de impactos emocionais, psicológicos e sociais na vida do paciente, que devem ser compreendidos e abordados pelo psicólogo hospitalar.

Alternativa A: Correta. A minimização do sofrimento provocado pela hospitalização deve considerar não apenas a hospitalização em si, mas também as sequelas e consequências emocionais dessa experiência. Isso está em linha com a visão de Angerami-Camon sobre a profundidade e abrangência da atuação do psicólogo hospitalar.

Alternativa B: Correta. A atuação do psicólogo no contexto hospitalar não segue os moldes tradicionais do setting terapêutico. Aqui, o foco é a intervenção breve e voltada para a minimização do sofrimento imediato do paciente, e não uma psicoterapia profunda e prolongada como a que ocorre em consultórios.

Alternativa C: Correta. O principal objetivo da Psicologia Hospitalar é a minimização do sofrimento causado pela hospitalização. Outros possíveis benefícios terapêuticos que ocorram são vistos como acréscimos positivos, mas não como o foco principal da intervenção.

Para resolver esta questão, é fundamental entender os conceitos e objetivos da Psicologia Hospitalar conforme discutidos por Angerami-Camon. Essa área se dedica a abordar os aspectos emocionais e psicológicos dos pacientes hospitalizados, com ênfase na minimização do sofrimento associado à hospitalização e suas consequências. O psicólogo hospitalar deve estar ciente das diferenças de atuação nesse contexto em comparação com a psicoterapia tradicional, ajustando suas intervenções para serem mais breves e focadas nas necessidades imediatas do paciente.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A D está errada, mas vejo que a C também está equivocada pois afirma que é um dos objetivos da psicoterapia. A meu ver o termo mais adequado seria terapêutica.

Não há nada de errado na C, está escrita exatamente como no livro e ele fala "psicoterapia".

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo