Os raios X são um tipo de radiação ionizante. O depósito de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2235120 Radiologia
Os raios X são um tipo de radiação ionizante. O depósito de sua energia nos tecidos pode induzir efeitos biológicos indesejados nos órgãos e tecidos do corpo, culminando até mesmo em dano ao DNA e na modificação da função celular. A respeito dos fundamentos de radiobiologia, dos mecanismos que determinam as alterações biológicas relacionadas à radiação e dos conceitos sobre proteção radiológica, julgue o item que se segue.
Dose equivalente é um conceito relacionado à quantidade de radiação, aos diferentes tipos de radiação e aos diversos tipos de tecidos do corpo sujeitos à radiação; o limite de dose equivalente para o profissional exposto à radiação considera a radiossenbilidade distinta dos órgãos e tecidos. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é C - certo.

Vamos entender o porquê:

Os raios X são uma forma de radiação ionizante, o que significa que eles têm energia suficiente para remover elétrons dos átomos, causando ionização. Esse processo pode levar a danos celulares, como a quebra de cadeias de DNA, e afetar a função celular.

O conceito de dose equivalente é crucial para a radioproteção, pois considera não apenas a quantidade de radiação recebida, mas também o tipo de radiação e a radiossensibilidade dos diferentes tecidos do corpo. A radiossensibilidade varia entre os diferentes tipos de células e tecidos, o que significa que alguns são mais suscetíveis aos efeitos dos danos causados pela radiação do que outros.

O limite de dose equivalente para profissionais que trabalham com radiação é estabelecido justamente para minimizar o risco de danos ao longo do tempo, levando em consideração essas diferenças de sensibilidade. Portanto, a afirmação de que "o limite de dose equivalente para o profissional exposto à radiação considera a radiossensibilidade distinta dos órgãos e tecidos" está correta.

Por isso, a alternativa C - certo é a resposta correta. A questão está bem fundamentada nos princípios da radiobiologia e proteção radiológica.

Caso houvesse uma alternativa "E - errado", ela não estaria correta, pois não consideraria o papel crítico que a radiossensibilidade e os diferentes tipos de radiação desempenham na definição dos limites de dose segura.

Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer o conceito abordado na questão! Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo