Quanto aos poderes da administração pública, assinale a opçã...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q151096 Direito Administrativo
Quanto aos poderes da administração pública, assinale a opção correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A) nem sempre; B) CORRETO, DEVE HAVER A PROPORCIONALIDADE; C) não limita; D) delegação e avocação sim; E) não impede. GABARITO: B.  

A - ERRADO - NENHUM ATRIBUTO DO PODER DE POLÍCIA É ABSOLUTO, INCLUSIVE A DISCRICIONARIEDADE. Ex.: Licenças Administrativas.


B - CORRETO - A MARGEM DE LIBERDADE DE ATUAÇÃO (forma discricionária) DEVE SER RESPEITADA PELO PRINCÍPIO DA RAZOABILIDADE E PROPORCIONALIDADE. 

C - ERRADO - PODER REGULAMENTAR NÃO LIMITA, NÃO INOVA! SÃO DETERMINAÇÕES GERAIS E ABSTRATAS QUE SEVEM PARA O DETALHAMENTO, A EXEMPLIFICAÇÃO, A PORMENORIZAÇÃO DAS NORMAS CONTIDAS NAS LEIS ADMINISTRATIVAS. A QUESTÃO TENTOU CONFUNDIR COM O CONCEITO DE PODER DE POLÍCIA.

D - ERRADO - SÃO PRERROGATIVAS DO PODER HIERÁRQUICO: ORDENAR, CONTROLAR (fiscalizando e supervisionando), DELEGAR (para subordinado ou para pessoa do mesmo nível hierárquico) E AVOCAR (somente de subordinado).

E - ERRADO - AS SANÇÕES CIVIS, PENAIS E ADMINISTRATIVAS PODERÃO ACUMULAR-SE, SENDO INDEPENDENTES ENTRE SI.



GABARITO ''B''

DESPENCA EM PROVA

 

Ao praticar uma conduta abusiva (excesso de poder, por exemplo), o agente público pode ser responsabilizado nas três esferas: administrativa, civil e penal Ademais, o particular prejudicado pode ainda levar tal fato ao conhecimento da Administração Pública ou do Poder Judiciário exigindo a sua invalidação.  Conforme a Lei 4898/65:

 

''Art. 1º O direito de representação e o processo de responsabilidade administrativa, civil e penal, contra as autoridades que, no exercício de suas funções, cometerem abusos, são regulados pela presente lei.''

 

  NÃO poderá ser condenado na esfera civil ou administrativa APENAS quando for absolvido na esfera penal por:

 

 INEXISTÊNCIA DE FATO  °)  

(É MENTIRA!!!! Isso não aconteceu!)

 

NEGATIVA DE AUTORIA    (*´Д`)ハァ    (_)

(Senhor Juíz, não fui eu, foi ele!)

 

Em Breve: Resumos: https://www.facebook.com/Aprendendo-Direito-108313743161447/

Gabarito: Letra B

 

a) O poder de polícia é sempre exercido de forma discricionária. (Alguns podem ser vinculados, como por exemplo a Licença)  

 

b) O princípio da proporcionalidade deve ser observado pela administração no exercício dos poderes discricionário, regulamentar e de polícia.

 

c) Poder regulamentar é a prerrogativa conferida à administração pública de editar atos concretos para limitar a liberdade e a propriedade dos particulares. (O Poder Regulamentar é a prerrogativa conferida ao Chefe do Executivo para editar decretos - Atos gerais e abstratos)

 

d) Derivam do poder hierárquico a fiscalização e a revisão dos atos praticados pelos agentes de nível hierárquico mais baixo, mas não a delegação e a avocação de atribuições. (O Poder Hierárquico é prerrogativa conferida ao superior para ordenar, coordenar, controlar, corrigir e fiscalizar a atuação de seus subordinados - Há delegação e avocação de competências).

 

e) A punição administrativa de determinado servidor, decorrente do poder disciplinar, impede que esse mesmo servidor seja penalmente responsabilizado pelo mesmo fato. (As sanções Civis, Penais e Administrativas são independentes entre si, podendo acumular-se)

Quanto aos poderes da administração pública,é correto afirmar que: Derivam do poder hierárquico a fiscalização e a revisão dos atos praticados pelos agentes de nível hierárquico mais baixo, mas não a delegação e a avocação de atribuições.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo