S.F.G, 27 anos, sexo masculino. Paciente previamente hígido...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2067880 Medicina
S.F.G, 27 anos, sexo masculino. Paciente previamente hígido é diagnosticado com neoplasia de testículo após percepção de nódulo testicular à direita. Foi submetido a orquiectomia à direita com anatomopatológico revelando Tumor germinativo não seminomatoso misto (60% carcinoma embrionário, 30% carcinoma de saco vitelínico e 10% teratoma maduro), de 2.5 cm, sem invasão vascular, sem invasão de rede testis e com margens livres. Exames de estadiamento sistêmico não revelam doença à distância ou comprometimento linfonodal regional. Os marcadores séricos estão descritos abaixo. Paciente no momento assintomático.
Marcadores séricos pré-operatórios: Alfafetoproteína 850ng/ml; HCG 980mU/ml; LDH 550UI/L Marcadores sérico pós-operatórios (4 semanas após): Alfafetoproteína 810ng/ml; HCG 930mU/ml; LDH 530UI/L
Sobre o caso, assinale a alternativa correta
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a letra D. O paciente apresenta um tumor germinativo não seminomatoso misto de testículo, com margens livres e sem invasão vascular ou de rede testis. Os exames de estadiamento sistêmico não revelaram doença à distância ou comprometimento linfonodal regional. No entanto, os marcadores séricos pré e pós-operatórios apresentam valores persistentemente elevados. Nesses casos, é indicada a realização de quimioterapia adjuvante, com esquema EP por 4 ciclos ou BEP por 3 ciclos. A vigilância ativa não é indicada nesse caso, pois há presença de marcadores elevados, o que indica um risco maior de recidiva da doença. Além disso, a coleta precoce dos marcadores não justifica a persistência dos valores elevados.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo