A compreensão do funcionamento e do modo de aquisição de ima...
Em exames de radiografia simples, controlar a quilovoltagem (kV) implica controlar a energia ou o poder de penetração do raio X: quanto maior a kV utilizada, menor a variação na atenuação e maior o contraste na imagem.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão aborda a operação de equipamentos de radiologia, especificamente o efeito do controle da quilovoltagem (kV) em exames de radiografia simples. Para responder corretamente, é necessário entender como a kV influencia a qualidade da imagem radiográfica, particularmente em termos de energia dos raios X e contraste de imagem.
Alternativa correta: E - errado
Justificativa: A afirmação no enunciado está incorreta. Em radiografias simples, controlar a quilovoltagem (kV) realmente se relaciona com a energia ou o poder de penetração dos raios X. Quando a kV é aumentada, os raios X têm maior energia, o que melhora a capacidade de penetração. Porém, a frase "maior a kV utilizada, menor a variação na atenuação e maior o contraste na imagem" é errada.
Na prática, aumentar a kV resulta em menor contraste na imagem radiográfica. Isto ocorre porque a maior penetração dos raios X com alta kV atravessa mais facilmente os tecidos de diferentes densidades, resultando em menos diferença de contraste entre eles. Portanto, o contraste é melhor com kV mais baixa, que acentua as diferenças nos níveis de atenuação entre os tecidos.
Explicação das alternativas:
Alternativa C - certo: Esta alternativa está incorreta, pois como explicado, o aumento da kV diminui o contraste ao invés de aumentá-lo.
Alternativa E - errado: Esta é a alternativa correta. A afirmação no enunciado é incorreta quanto ao efeito do aumento da kV sobre o contraste da imagem.
Para interpretar questões como essa, é importante lembrar que a quilovoltagem afeta a penetração dos raios X e, consequentemente, o contraste da imagem. Uma boa estratégia é lembrar que maior kV resulta em menor contraste e vice-versa.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado.
Maior a variação de atenuação
lembrando que o KV é o fator primário de controle de contraste e secundário de controle de densidade óptica ou grau de enegrecimento.
A afirmação apresentada contém um equívoco. Quanto maior a kV utilizada em um exame de radiografia simples, menor será o contraste na imagem, e não maior.
.
kV e Penetração: O kV (quilovoltagem) está diretamente relacionado à energia dos fótons de raio-X. Quanto maior o kV, maior a energia dos fótons e maior sua capacidade de penetrar nos tecidos. Isso significa que os fótons de alta energia (alto kV) atravessam mais facilmente os tecidos, resultando em menor atenuação diferencial.
.
Escala de Cinzas: Um alto kV produz uma escala de cinza mais longa, ou seja, mais tons de cinza na imagem, o que diminui o contraste. Um baixu kV, por outro lado, produz uma escala de cinza maiis curta, com maior diferença entre os tons de preto e branco, resultando em um maior contraste.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo