Considerando o contexto apresentado, julgue o item a seguir:...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3081177 Medicina

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


 colelitíase, comumente conhecida como cálculo biliar, é uma condição caracterizada pela formação de cálculos na vesícula biliar, que podem ser compostos principalmente de colesterol, sais biliares ou bilirrubina. A condição é bastante comum e afeta uma proporção significativa da população, sendo mais prevalente em mulheres, especialmente aquelas com histórico de obesidade, idade avançada e fatores genéticos.

Considerando o contexto apresentado, julgue o item a seguir:


A colecistectomia profilática é indicada em pacientes com anemia falciforme, vesícula em porcelana, cálculos maiores que 25 mm, microcálculos, e em aqueles que serão submetidos a procedimentos como bypass gástrico, gastrectomias (Billroth II ou Y-de-Roux) ou transplante, devido ao risco aumentado de complicações.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - certo

O tema central da questão é a colecistectomia profilática, que é a remoção preventiva da vesícula biliar em situações específicas. A questão aborda a indicação desse procedimento em determinados pacientes para evitar complicações maiores.

Para resolver essa questão, é necessário um entendimento claro sobre a colelitíase e os fatores que justificam uma intervenção cirúrgica preventiva, como os riscos associados às condições mencionadas no enunciado.

Justificativa para a Alternativa Correta:

A colecistectomia profilática é indicada em pacientes com:

  • Anemia falciforme: Pacientes com essa condição têm um risco maior de desenvolver cálculos biliares devido à destruição excessiva de glóbulos vermelhos, levando a uma maior produção de bilirrubina.
  • Vesícula em porcelana: Essa condição está associada a um risco aumentado de câncer de vesícula biliar, justificando a remoção preventiva.
  • Cálculos maiores que 25 mm: Cálculos grandes são mais propensos a causar complicações, como obstrução biliar ou pancreatite.
  • Microcálculos: Partículas muito pequenas podem facilmente obstruir o ducto biliar, levando a complicações como pancreatite aguda.
  • Procedimentos como bypass gástrico, gastrectomias (Billroth II ou Y-de-Roux), ou transplante: Nestes casos, a colecistectomia é indicada devido ao risco aumentado de complicações pós-operatórias relacionadas à vesícula biliar.

A indicação para a colecistectomia profilática nestas condições é uma prática comum devido ao risco elevado de complicações severas associadas, justificando a resposta como certa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo